Bolsa permanência do Prouni: Valor, quem tem direito e como solicitar benefício

O programa Bolsa Permanência é uma assistência estudantil destinada aos beneficiários do Prouni. Com ele, os estudantes têm uma ajuda de custo destinada ao material didático, alimentação e transporte.

Bolsa permanência do Prouni: Valor, quem tem direito e como solicitar benefício
Bolsa permanência do Prouni: Valor, quem tem direito e como solicitar benefício (Imagem/Reprodução: Google)

No bolsa permanência do Prouni, a seleção acontece todo início de mês dentro da própria instituição de ensino que possui estudantes pelo programa.

Qual o valor da bolsa permanência Prouni?

O valor pago aos estudantes é uma média das bolsas de iniciação científica. Como o próprio texto da lei afirma “valor máximo equivalente ao praticado na política federal de bolsas de iniciação científica”.

Em 2021, quem tiver direito ao benefício, vai receber o valor de R$ 400. Que é depositado diretamente na conta, nos bancos Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, em nome do próprio estudante.

Quem tem direito ao benefício?

Apenas estudantes beneficiados com bolsa integral no Prouni têm direito a essa ajuda de custo.

Além disso, o curso em que o estudante está matriculado deve ser de turno integral, com 6 semestres de duração e carga horária diária de 6 horas.

Por que o bolsa permanecia do Prouni foi criado?

Ele foi criado em 2013 com a finalidade ofertar condições iguais de permanência nas instituições aos estudantes mais vulneráveis.

Ou seja, possibilitar que aquele estudante que tem dificuldades em arcar com as suas despesas estudantis continuem a estudar e possam se formar.

Afinal, o gasto com o nível superior não se restringe ao pagamento das mensalidades. É necessário material didático, há o gasto com transporte, entre outras questões.

O estudante deve receber a bolsa permanência do Prouni até concluir o seu curso de graduação.

Mas o pagamento pode ser suspenso em alguns casos. Como em transferências para um curso fora dos padrões exigidos, desistência do curso por parte do estudante, entre outros.

Como solicitar o Bolsa Permanência do Prouni?

O primeiro passo para quem deseja receber o auxílio é abrir uma conta corrente em seu nome, são aceitas contas da Caixa e do Banco do Brasil.

Feito isso, o estudante precisa se apresentar pessoalmente a coordenação responsável pelo Prouni na instituição em que estuda. Nesse momento ele deve levar consigo RG, CPF e os seus dados bancários.

Vale lembrar que o estudante só recebe os valores referente aos meses posteriores ao seu cadastro.

Mantenha-se bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.