Agências do INSS continuam abertas durante lockdown em São Paulo

INSS de São Paulo não deverá aderir ao lockdown. Com a volta nos crescimentos de contaminação pelo novo coronavírus, o governo do estado passou a determinar um novo período de paralisação de comércios e serviços considerados não essenciais. No entanto, para os segurados da Previdência social federal, o funcionamento das agências será mantido. Acompanhe.

Agências do INSS continuam abertas durante lockdown em São Paulo (Imagem: Reprodução/Google)

Nas últimas semanas, o governo de São Paulo vem adotando uma série de medidas rígidas para conter a contaminação da covid-19.

Apesar do fechamento dos estabelecimentos, o INSS informou que deverá manter o funcionamento de suas agências para que o público consiga resolver suas pendencias previdenciárias.

De acordo com a nota oficial liberada pelo instituto na última semana, “não há previsão de fechamento das agências do INSS no estado de São Paulo devido à entrada na fase vermelha”.

INSS reforça protocolos sanitários

Para garantir a segurança da população o órgão reforçou que irá fiscalizar os protocolos sanitários evitando a circulação do vírus. Só poderá comparecer as unidades de atendimento quem estiver com o agendamento marcado pelo Meu INSS. Além disso, permanece sendo obrigatório o uso de máscaras e proibida a presença de acompanhantes.

No que diz respeito ao horário de funcionamento, as agencias seguirão com o tempo reduzido das 7h até às 13h. Aqueles que comparecerem sem o comprovante do agendamento serão obrigados a voltar para suas casas.

Como agendar visita no INSS

A marcação segue sendo feita pelo Meu INSS. Basta acessar a plataforma, ir na página de marcação, selecionar o serviço que deseja realizar e escolher o dia e horário mais próximo de seu endereço.

É importante relembrar que com o tempo de serviço reduzido há filas de espera que variam de 15 a 30 dias a depender da pendencia a ser resolvida. Para mais informações, acompanhe nossa página previdenciária exclusiva.

Lista de atendimentos online pelo Meu INSS

Para quem não quiser se expor aos riscos da pandemia, é possível resolver as seguintes questões pela internet:

  • Extrato de Contribuições (CNIS)
  • Extrato de Empréstimo Consignado
  • Extrato de Pagamento de Benefício
  • Declaração de Beneficiário do INSS
  • Declaração de Atividade
  • Verificação da Autenticidade de Documentos
  • Certidão de Tempo de Contribuição (CTC)
  • Solicitação de  Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte
  • Extrato de Imposto de Renda
  • Calendário de Pagamento
  • Meu Cadastro
  • Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI)
  • Cópia de processos

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.