Contato do INSS: Telefone, app e site são canais exclusivos para tira dúvidas

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que necessitam tirar dúvidas devem recorrer somente aos canais remotos do órgão. O plantão de dúvidas nas agências se encerraram na última sexta-feira (26).

Contato do INSS: Telefone, app e site são canais exclusivos para tira dúvidas

Essa medida foi implantada com o início da pandemia, por conta da suspensão do atendimento presencial para tirar dúvidas da população por telefone e e-mail.

Segundo o Ministério da Economia, o atendimento para informações e orientações vão continuar por meio dos canais remotos chamado Meu INSS, tanto pelo site, quanto pelo aplicativo e pelo telefone 135.

Os segurados ainda podem tirar as dúvidas com a Helô que é a assistente virtual do órgão.

Para interagir com a assistente, é preciso ser usuário do Meu INSS, pela web ou pelo aplicativo. Depois, é só procurar pela ilustração da assistente que fica no canto direito da tela.

O chatbot solicitará duas informações para iniciar o atendimento: nome e CPF.

Meu INSS

Caso o usuário ainda não seja cadastrado no Meu INSS, é preciso acessar o site acesso.gov.br e se inscrever. 

Essa mudança faz parte da ação do Governo para unificar os logins, portais e sites institucionais a fim de facilitar a vida do cidadão que busca os serviços públicos na internet.

A senha inicial do Meu INSS também pode ser obtida pelos sites dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob, Sicredi. E diretamente nas agências de atendimento do INSS.

Caso o contribuinte ainda tenha dúvidas o beneficiário pode ligar no telefone 135 e tirar todas elas.

Dados

Na página principal solicitará que o usuário faça o seu cadastro. Apesar disso, alguns serviços não precisam de senha, como por exemplo, os agendamentos.

Para aqueles que entrarem com o cadastro basta preencher os dados e informar a senha.

  • Requerimentos

Logado, o usuário terá acesso aos serviços. Depois disso, é necessário clicar em “Agendamentos/Solicitações” e vai abrir uma página com todos os seus requerimentos.

Se o usuário não possuir nenhum, a mensagem que vai aparecer será de: “Nenhuma solicitação de atendimento foi encontrada”.

O agendamento de um novo pedido de aposentadoria, por exemplo, basta clicar no ícone “Novo requerimento”, no canto inferior direito.

Serviços

Os serviços oferecidos serão listados para os usuários. Caso queira solicitar a aposentadoria, o usuário deve escolher a opção “Aposentadorias, CTC e Pecúlio”. 

Após isso, o usuário deve ler com atenção seus dados cadastrais e suas informações de contato. Se tudo estiver certo, bastará clicar em “Avançar”.

O INSS vai informar o mínimo necessário para a realização do atendimento, o INSS oferece até a opção de digitalizar documentos. 

Para agendar a perícia médica, o usuário deverá escolher entre solicitar o benefício, para solicitar a prorrogação ou acompanhar o resultado. O usuário deve preencher também os dados referente ao seu trabalho.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!