PIB de São Paulo tem crescimento de 0,4% contra queda histórica no Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo registrou crescimento de 0,4%, de acordo com dados da Fundação Seade. O número do PIB de São Paulo contrasta o PIB nacional, que teve o pior resultado desde 1990. No Brasil, houve recuo de 4,1%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

PIB de São Paulo tem crescimento de 0,4% contra queda histórica no Brasil
PIB de São Paulo tem crescimento de 0,4% contra queda histórica no Brasil (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Apesar das dificuldades econômicas enfrentadas em 2020, por conta da pandemia de covid-19, São Paulo manteve o crescimento. O PIB considera o conjunto de bens e serviços produzidos ao longo do ano. Segundo o governador João Doria, este é um sinal de força da economia do Estado.

A atividade econômica de São Paulo teve significativa recuperação a partir do terceiro trimestre, segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento. A melhora neste período foi de 9,8%, em contraste à retração no segundo trimestre — de 6,3%.

Um dos principais fatores para o resultado positivo foi o segmento de serviços e tecnologia. Esta área representa 77% da economia paulista e teve alta de 1,8% no ano.

O secretário da Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles, afirmou que o desempenho do setor de serviços teve influência, principalmente, pelo bom desempenho do setor financeiro.

Meirelles argumenta que os serviços financeiros, de tecnologia e da informação e as atividades imobiliárias teve ala considerável porque houve grande movimentação durante a pandemia, com a reestruturação de espaços corporativos, e pessoas em busca de áreas residenciais com maior espaço.

Segundo João Doria, o crescimento é decorrente de um conjunto de ações do governo estadual e na iniciativa privada. Ele afirma que o Governo manteve o programa de desestatização no ano passado e pensa em manter neste ano.

Além disso foi citada a permanência do programa de concessões — com leilões nas áreas rodoviária, ferroviária e de parques.

Em 2019, o estado já tinha registrado um crescimento acima da média nacional. O índice paulista foi de 2,2% pontos, enquanto o do Brasil foi de 1,4%.

Projeção do PIB de São Paulo para 2021

Já para este ano, a Fundação Seade projeta que o PIB paulista pode ter crescimento em torno de 5%. Parte do desempenho seria pelo impulso gerado pelo forte ritmo de crescimento do segundo semestre de 2020.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.