App do Banco do Brasil garante prova de vida digital no INSS; saiba como fazer

A partir desta quinta-feira (4), os clientes do Banco do Brasil que recebem sua aposentadoria, auxílio e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vão poder usar o aplicativo do banco para realizar sua prova de vida.

App do Banco do Brasil garante prova de vida digital no INSS; saiba como fazer
App do Banco do Brasil garante prova de vida digital no INSS; saiba como fazer (Imagem: Divulgação)

Os clientes que sacam o benefício por meio do cartão, o serviço vai estar disponível em breve. De acordo com o banco, a prova de vida por meio do aplicativo não traz somente comodidade e segurança para os beneficiários, já que não é preciso ir até uma agência prevenindo contra o novo coronavírus.

A prova de vida está disponível no menu do aplicativo, em  “Serviços”, na lateral do aplicativo.

Para isso o correntista ou poupador precisa clicar em “INSS” e em “Prova de Vida INSS”. O aplicativo pedirá fotos frente e verso do documento oficial de identificação e uma selfie para concluir o processo.

Essas imagens são analisadas pelo banco, neste processo, o beneficiário pode fazer o acompanhamento pelo aplicativo para saber se a prova de vida foi aceita e quando ele vai precisar realizar novamente.

Aqueles que possuem pendências na realização da prova de vida ao longo do ano passado serão comunicados sobre a novidade.

Os correntistas que não possuem o aplicativo instalado vão receber o aviso nos caixas eletrônicos.

 A prova de vida é uma medida feita desde 2012 pelo beneficiários para evitar fraudes no recebimento do benefício. A validade da prova de vida é de um ano.

O beneficiário que não fizer a prova de vida pode acarretar na suspensão do seu salário.

Quem deve fazer a prova de vida?

Todos os segurado do INSS devem fazer a prova de vida, todos os anos.  Independente da idade, do tipo de benefício que está sendo recebido pelo segurado ou a forma de recebimento, que pode ser feita por conta-corrente, conta-poupança ou cartão magnético.

Caso o beneficiário tenha alguma dificuldade de locomoção, é possível fazer a prova de vida cadastrando uma pessoa como sua procuradora.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.