Neste ano, os governos de diversos locais do país decidiram não enviar mais os boletos do IPVA 2021. Por isso, os contribuintes estão tendo que acessar a internet para imprimir a segunda via da guia e efetuar o pagamento. Veja aqui como imprimir os boletos de pagamento, tendo como exemplo os estados do Rio de Janeiro e Ceará
IPVA Rio de Janeiro
Os motoristas do Rio de Janeiro podem imprimir a GDR (Guia de Regularização de Débitos) do IPVA que deve ser paga em dinheiro, em qualquer agência bancária.
A impressão do documento é feita através do site da Secretaria Estadual da Fazenda e também no site do Bradesco.
No momento do acesso tenha em mãos o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). O imposto pode ser pago à vista ou parcelado em até três vezes.
Ceará
Os motoristas do Ceará podem acessar os boletos de pagamento do IPVA em três plataformas: os aplicativos Ceará App e Meu IPVA ou pelo site da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE).
Os aplicativos estão disponíveis para os sistemas Android e iOS e neles é possível consultar os valores do imposto e emitir o Documento de Arrecadação do Estado (DAE) para pagamentos.
Através deles também é possível parcelar débitos anteriores, emitir certidão de IPVA e solicitar e consultar restituição.
O motorista deve acessar o menu IPVA. Neste menu é possível realizar consultas a respeito da situação do veículo e emitir o DAE.
Para gerar o boleto de pagamento, é só escolher a opção “Pagar IPVA”. Para gerar o DAE é preciso informar o chassi do veículo, ou o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e da placa.
Se optar por acessar o site, o motorista deve ir no menu IPVA e, depois, expandir a aba “Imposto”. Nesta aba é encontrada a opção de emissão de boletos para pagamentos à vista ou em parcelas. Também será solicitado o chassi do veículo, ou o Renavam e a placa do veículo.
A Sefaz-CE relembra que não realiza o envio dos boletos pelos Correios ou através de e-mail.