Três estados e cinco cidades aderem ao pagamento de impostos usando o PIX

Governos estaduais e municipais usam o PIX como plataforma de pagamento de impostos. Nas últimas semanas, diversos lideres de gestão informaram que estarão permitindo que seus contribuintes zerem os tributos através da transferência digital automática. A grande vantagem do serviço é que ele tem validade imediata e pode ser feito a qualquer momento.

Três estados e cinco cidades aderem ao pagamento de impostos usando o PIX (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Três estados e cinco cidades aderem ao pagamento de impostos usando o PIX (Imagem: Google)

Lançado desde 2020, o PIX permanece alterando as formas de pagamento de todo o país. Inicialmente venha sendo utilizado apenas para transferências bancárias entre os cidadãos, mas acabou virando um modelo de gerenciamento de negócios e agora serve para pagar os impostos.

Como pagar meu imposto pelo PIX

Para poder fazer a prestação de contas o cidadão deve conferir se a sua região aderiu a proposta. De modo geral, basta ter os dados bancários do governo onde reside e fazer a transferência com o valor do imposto.

Até esse momento, os locais que estão pagando os tributos pelo PIX são Acre, Piauí, São Paulo, Eusébio (CE), Linhares (ES), São José dos Campos (SP), Uberlância (MG) e Vila Velha (ES).

Funcionamento do PIX nos estados

Para quem mora em São Paulo, o governo criou uma parceria com o Banco do Brasil por meio da Secretaria Estadual da Fazenda. Dessa forma, os contribuintes estão solicitando o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare) e o pagamento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para fazer a TED.

Já no Ceará, o valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) vem sendo quitado no PIX através da prefeitura de Eusébio. Os gestores, em parceria com as instituições bancárias, estão fazendo o recolhimento digital.

Operações via Whatsapp

Para quem é cliente do Banco do Brasil, o whatsapp vem sendo utilizado como uma forma de cadastro da chave PIX. Desse modo, através do app é possível receber boletos e fazer os pagamentos por meio de seu sistema. Bata enviar uma foto com o código QR para o wpp e o assistente virtual do BB válida a transição.

É importante ressaltar que o cidadão pagador fique atento as chaves na hora de fazer as transferências para evitar possíveis erros de dados e o envio indevido do valor.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.