Governos estaduais e municipais usam o PIX como plataforma de pagamento de impostos. Nas últimas semanas, diversos lideres de gestão informaram que estarão permitindo que seus contribuintes zerem os tributos através da transferência digital automática. A grande vantagem do serviço é que ele tem validade imediata e pode ser feito a qualquer momento.
Lançado desde 2020, o PIX permanece alterando as formas de pagamento de todo o país. Inicialmente venha sendo utilizado apenas para transferências bancárias entre os cidadãos, mas acabou virando um modelo de gerenciamento de negócios e agora serve para pagar os impostos.
Como pagar meu imposto pelo PIX
Para poder fazer a prestação de contas o cidadão deve conferir se a sua região aderiu a proposta. De modo geral, basta ter os dados bancários do governo onde reside e fazer a transferência com o valor do imposto.
Até esse momento, os locais que estão pagando os tributos pelo PIX são Acre, Piauí, São Paulo, Eusébio (CE), Linhares (ES), São José dos Campos (SP), Uberlância (MG) e Vila Velha (ES).
Funcionamento do PIX nos estados
Para quem mora em São Paulo, o governo criou uma parceria com o Banco do Brasil por meio da Secretaria Estadual da Fazenda. Dessa forma, os contribuintes estão solicitando o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare) e o pagamento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para fazer a TED.
Já no Ceará, o valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) vem sendo quitado no PIX através da prefeitura de Eusébio. Os gestores, em parceria com as instituições bancárias, estão fazendo o recolhimento digital.
Operações via Whatsapp
Para quem é cliente do Banco do Brasil, o whatsapp vem sendo utilizado como uma forma de cadastro da chave PIX. Desse modo, através do app é possível receber boletos e fazer os pagamentos por meio de seu sistema. Bata enviar uma foto com o código QR para o wpp e o assistente virtual do BB válida a transição.
É importante ressaltar que o cidadão pagador fique atento as chaves na hora de fazer as transferências para evitar possíveis erros de dados e o envio indevido do valor.