Reabertas as inscrições para vagas na rede estadual de ensino de Minas Gerais

Às vagas na rede estadual de educação foram reabertas pelo governo do estado de Minas Gerais. Às vagas são para os estudantes que não fizeram o cadastro escolar, ou para àqueles que perderam o prazo da matrícula.

Reabertas as inscrições para vagas na rede estadual de ensino de Minas Gerais
Reabertas as inscrições para vagas na rede estadual de ensino de Minas Gerais (Imagem: Google)

Vagas na rede estadual

Às vagas remanescentes são destinadas para os estudantes do ensino fundamental, médio, médio em tempo integral ou educação de jovens e adultos (EJA), que não fizeram o cadastro escolar de 2021 ou perderam a data da matrícula.

Os responsáveis devem consultar às vagas remanescentes no Sistema Único de Cadastro Escolar e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). Para saber qual escola ainda tem vaga basta acessar o site do governo e realizar um cadastro. A inscrição vai até o dia 26 de março de 2021.

Além do mais, no próprio site consta a disponibilidade, dentro do zoneamento do inscrito, das unidades de ensino da rede estadual e municipal que aderem o Sucem.

Matrícula 2021

Feito o cadastro escolar 2021 o próprio sistema, Sucem, encaminha o aluno para à escola que consta vaga. Essa informação também está disponível no site do governo.

O responsável tem até, dois dias úteis, para realizar a matrícula de forma presencial do estudante. Se não, ele perde à vaga, retomando automaticamente para o sistema.

A matrícula precisa ser feita na instituição que o aluno foi destinado, presencialmente pelo responsável. É permitido somente um responsável por aluno e obrigatório o uso de máscara.

Para confirmar a matrícula, além do responsável apresentar documento de identidade e do CPF originais e cópias, é obrigatório à apresentação dos documentos abaixo:

I – Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento do aluno, original e cópia;
II – CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade;
III – Comprovante de residência ( contas de água, energia, telefone ou contrato de aluguel) original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;
IV – Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2021, ficando o documento original na escola.

 

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Mariana Castro
Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a sessão de carreiras do FDR, produzindo pautas sobre educação e emprego.