Vagas no SiSU 2021: UFSM e UFPel divulgam número de oportunidades no programa

Nesta semana, duas faculdades do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) informaram como será a distribuição das vagas para o primeiro semestre do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2021.

Vagas no SiSU 2021: UFSM e UFPel divulgam número de oportunidades no programa

Na UFSM serão oferecidas 3.416 vagas e na UFPel serão 2.613 vagas para os estudantes.

Em ambas, a lei de cotas será adotada e com isso a metade das vagas estão reservadas para os estudantes de escolas públicas, com percentual para os autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Processos seletivos

UFSM

Os candidatos que estão concorrendo às vagas da UFSM precisam de notas mínimas para cada curso e os pesos são diferentes para cada área de conhecimento. 

Os cursos ofertados nos campus sede, que fica em Santa Maria, e nos campi em Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

UFPel

A única exigência da faculdade é que os candidatos não tenham zerado a nota da redação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
Novo Cartão de crédito queridinho do Brasil, sem anuidade e que você pode solicitar agora 34.787 pessoas já solicitaram

Os cursos oferecidos são nas cidades de Pelotas, Capão do Leão, São Francisco de Paula, Serafina Corrêa, Agudo, Arroio dos Ratos, Hulha Negra, Jaguarão, Novo Hamburgo, Panambi, Santana da Boa Vista, São José do Norte, Sapucaia do Sul, Cruz Alta, Sapiranga e Santo Antônio da Patrulha.

SISU

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu)  foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) com a intenção de democratizar o acesso dos estudantes às instituições de ensino superior públicas.

As vagas oferecidas são destinadas para os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O programa é gratuito, o estudante que se inscrever não paga nenhuma taxa e está isento do pagamento de mensalidades.

O Sisu não oferta bolsas de estudo e sim acesso a cursos de instituições públicas de ensino superior.

Quem pode participar do SISU 2021?

Os estudantes que desejam participar do Sisu devem ter participado da última edição do Enem. 

Além disso, é necessário que os candidatos não tenham zerado na redação.

Os candidatos que participaram da seleção de outras edições e não foram selecionados, não devem estar cursando nenhuma graduação antes.

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.