Veja como emitir CPF para incluir seu dependente na declaração do IRPF 2021

Com o começo do prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda, muitos contribuintes estão separando e preparando a documentação necessária para fazer a declaração do IRPF.

Veja como emitir CPF para incluir seu dependente na declaração do IRPF 2021
Veja como emitir CPF para incluir seu dependente na declaração do IRPF 2021 (Foto: Google)

Para os contribuintes que vão incluir os dependentes, é preciso lembrar que desde o ano de 2019 é obrigatório o Cadastro de Pessoa Física (CPF) de todos aqueles que forem incluídos, independente da idade.

Essa regra tem a intenção de evitar fraudes, e a Receita Federal já estava reduzindo aos poucos a idade mínima para a exigência do documento. 

Como tirar o CPF do menor de idade?

O Cadastro de Pessoa Física (CPF), é um registro feito pela Receita Federal para que sejam identificados os contribuintes. Em muitos procedimentos, como no momento de incluir um dependente na declaração do Imposto de Renda, o documento é indispensável.

Para os menores de idades, há duas formas de retirar o CPF: uma para os que têm entre 16 e 18 anos, e outra para os que têm menos de 16 anos.

Os do primeiro grupo não precisam do seu responsável para fazer o seu procedimento, o seu cadastro pode ser feito on-line ou presencial. Sendo necessário somente um documento de identificação que comprove a naturalidade, filiação e data de nascimento, como a carteira de identidade.

Inscrição on-line

Mesmo o título de eleitor não sendo obrigatório para fazer a emissão do CPF, os jovens entre 16 e 18 anos, que possuem o documento podem realizar o cadastro online no site da Receita Federal.

Para isso só entrar no site da Receita e preencher os campos com os dados solicitados.

Os que não possuem o título ou são menores de 16 anos, no período da pandemia a Receita abriu um exceção e permitiu a inscrição por e-mail.

Para fazer, é necessário  enviar uma foto de rosto, selfie, segurando a carteira de identidade e uma foto da frente e do verso do documento. 

É preciso ainda informar no e-mail o endereço completo ou anexar foto de um comprovante de residência.

Os documentos devem ser enviados para os seguintes e-mails de cada estado:

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!