Rio Grande do Sul entra em bandeira preta! O que fica proibido de funcionar?

Rio Grande do Sul vive novo momento crítico com a covid-19. Nessa semana, o governo do estado informou que estará aplicando a bandeira preta em todos os municípios da região. Com o crescimento no número de contaminados pela pandemia, Eduardo Leite, atual governador, decretou o fechamento de uma série de atividades. Saiba o que funciona.

Rio Grande do Sul entra em bandeira preta! O que fica proibido de funcionar? (Imagem: Google)

Com os leitos hospitalares e UTI’s lotados, o Rio Grande do Sul acaba de entrar na bandeira preta do novo coronavírus.

Desse modo, visando conter o número de doentes, o governo estadual estará fechando uma série de serviços e reduzindo o horário de funcionamento de todas as cidades da região.

Até o próximo dia 7 de março serão aplicados rodízios para que comércios e demais serviços funcione evitando aglomerações.

A gestão estará aplicando uma série de protocolos e regras sanitárias, aplicando multa para aqueles que violarem as determinações.

Das 20h até às 5h dos próximos dias, serão suspendidas todas as atividades no estado. Restaurantes, lojas, shoppings, todos terão que fechar as portas. Até mesmo o serviço de transporte público ficará paralisado.

Sistema de rodízio no Rio Grande do Sul

Para quem atua no serviço público, apenas as equipes de saúde, segurança, ordem pública e atividades de fiscalização irão operar com 100% da equipe.

Nos demais setores, as atividades irão ocorrer com no máximo 25% dos trabalhadores em modalidade presencial.

Para restaurantes, o funcionamento ocorrerá apenas no modelo pague e leve, contando com 25% do total da equipe. A mesma determinação será aplicada para as lanchonetes, bares e restaurantes.

No comércio, seja ele de rua ou em shoppings, o funcionamento presencial permanecerá ocorrendo, porém o limite de restrição de pessoas deverá ser respeitado para garantir o distanciamento.

Na área de lazer, estarão fechados todos os parques temáticos, zoológicos, teatros, auditórios, casas de espetáculos e shows, circos, cinemas e bibliotecas. As academias e demais centros esportivos também não poderão funcionar.

Nos espaços públicos, os parques, praças, mar, devem ser utilizados apenas para a circulação. Será preciso respeitar o distanciamento e usar máscaras. A permanência e aglomeração fica proibida.

As atividades religiosas como missas e cultos poderão ocorrer com 25% dos trabalhadores, sendo necessária fazer a transmissão para o público seja por áudio ou vídeo.

Os bancos, lotéricas e similares ainda funcionaram, mas com o atendimento individual e apenas 50% dos funcionários.

Por fim, o transporte público deverá seguir circulando com apenas 50% da capacidade total permitida no veículo e de janelas abertas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.