Programa do Imposto de Renda 2021 está disponível para download; saiba como baixar

O programa gerador do Imposto de Renda 2021, referente ao ano-base 2020, já pode ser encontrado na web para fazer a declaração. A Secretaria da Receita Federal liberou o programa para download nesta quinta-feira (25). Espera-se que 32 milhões declarações sejam enviadas até o final do prazo, dia 30 de abril.

Programa do Imposto de Renda 2021 está disponível para download; saiba como baixar

O prazo de entrega tem início no dia 1 de março, mas quem se adiantar no download do programa já pode deixar todas as informações esquematizadas para, a partir do dia 1º, enviar a declaração.

Essa ação, até o ano passado, era paga. Neste ano porém, o cadastramento antecipado das informações é gratuito.

Como acessar o Programa do Imposto de Renda 2021?

O programa pode ser encontrado de duas formas. A primeira delas é através do site da Receita Federal. Nesse caso, é indicado que o acesso seja feito através de um computador.

O programa pode ser baixado no Windows, Multiplataforma (zip) e Outros (Mac, Linux, Solaris).

Outra forma de encontrar o programa é através do aplicativo Meu Imposto de Renda, gratuito para aparelhos eletrônicos com sistema operacional Android e iOs. Nesse caso, é indicado o acesso pelo celular.

Vale salientar porém que essa opção não é válida para contribuintes que tenham recebido rendimento tributável ou não, superior a R$ 5 milhões em 2020; do exterior; relativo a recuperação da parcela isenta da atividade rural; correspondente a luro em venda de imóvel residencial para aquisição de outro imóvel.

O calendário de pagamento das restituições para este ano terão início no mês de maio e término em setembro, em cinco lotes. Confira:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 30 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Imposto de Renda da pandemia

No ano passado, em decorrência da pandemia do novo coronavírus no Brasil, a Receita Federal estendeu o prazo para declaração do Imposto de Renda.

Até o momento, porém, a Receita não deu declarações sobre uma possível prorrogação de prazo para este ano. Sendo assim, é preciso se atentar ao prazo: do dia 1º de março até o último dia de abril.