Vestibular da UFPR foi adiado! Confira nova data de aplicação da prova

Adiamento da primeira fase de provas da UFPR acontece por conta da troca de coordenação do Núcleo de Concursos. A medida foi tomada para garantir a segurança do processo seletivo.

Vestibular da UFPR foi adiado! Confira nova data de aplicação da prova

No último domingo (21), a Universidade Federal do Paraná anunciou a troca do coordenador do seu Núcleo de Concursos.

A substituição aconteceu depois de Altair Pivovar adiar a prova da Policia Civil do estado horas antes da realização.

Com isso, Alexandre Trovon de Carvalho assume o lugar, temporariamente. O Núcleo de Concursos também é responsável pelo Vestibulares 2021 da instituição.

Por que o vestibular 2021 da UFPR foi adiado?

A medida foi tomada por dois grandes motivos, garantir a segurança e transparência da seleção e realizar a reorganização logística do processo seletivo.

A UFPR continuará com seus esforços para que a saúde dos envolvidos no vestibular 2021 seja preservada.

“Salientamos que o Vestibular UFPR ocorrerá com a garantia plena a integridade da saúde de todos os candidatos e aplicadores envolvidos e da segurança das provas, sem prejuízos à isonomia e obedecendo todas as condições de biossegurança estabelecidas pelo Núcleo de Concursos e referendadas pelas autoridades de saúde do município e do estado do Paraná”, disse a universidade, em nota.

As provas aconteceriam no próximo domingo, 28, a nova data de realização da primeira fase deve ser divulgada amanhã.

A data de divulgação do resultado do processo seletivo está mantida para o dia 4 de junho.

Concurso da Polícia Civil do Paraná

O adiamento do Vestibular da UFPR está diretamente relacionado ao que aconteceu no último domingo com os inscritos no concurso da Polícia Civil do Paraná.

O Núcleo de Concursos da instituição foi contrato para organizar o processo seletivo, que recebeu ao todo 106.440 inscritos.

Acontece que, no dia da prova, horas antes da aplicação, o processo seletivo foi suspenso e a UFPR divulgou uma nota explicando toda a situação.

 “Nas últimas 24 horas, todavia, deparou-se com problemas de logística inesperados e insuperáveis no que toca a alguns itens de segurança imprescindíveis, como, por exemplo, no recebimento dos termômetros para medição de temperatura dos candidatos na entrada dos locais de prova que foram exigidos pelo Ministério Público e Defensoria Pública da União e do Estado. Além disso, às vésperas das provas, ocorreram problemas relativos à desistência de cessão de espaços de vários locais (sobretudo de escolas) que, segundo a direção do Núcleo de Concursos/UFPR, inicialmente haviam se comprometido em servir para a aplicação das provas do concurso, bem como de alocação de pessoal, o que acarretou tanto um problema logístico insuperável de realocação de candidatos e de provas, quanto também de segurança e de igualdade de condições de concorrência entre todos os candidatos”, informou a instituição.

Posteriormente a instituição informou que abriu uma investigação para apurar a conduta dos envolvidos e exonerou Altair Pivovar, então coordenador do Núcleo.

Continue bem informado, acompanhe a seção Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.