Adiamento da primeira fase de provas da UFPR acontece por conta da troca de coordenação do Núcleo de Concursos. A medida foi tomada para garantir a segurança do processo seletivo.
No último domingo (21), a Universidade Federal do Paraná anunciou a troca do coordenador do seu Núcleo de Concursos.
A substituição aconteceu depois de Altair Pivovar adiar a prova da Policia Civil do estado horas antes da realização.
Com isso, Alexandre Trovon de Carvalho assume o lugar, temporariamente. O Núcleo de Concursos também é responsável pelo Vestibulares 2021 da instituição.
Por que o vestibular 2021 da UFPR foi adiado?
A medida foi tomada por dois grandes motivos, garantir a segurança e transparência da seleção e realizar a reorganização logística do processo seletivo.
A UFPR continuará com seus esforços para que a saúde dos envolvidos no vestibular 2021 seja preservada.
“Salientamos que o Vestibular UFPR ocorrerá com a garantia plena a integridade da saúde de todos os candidatos e aplicadores envolvidos e da segurança das provas, sem prejuízos à isonomia e obedecendo todas as condições de biossegurança estabelecidas pelo Núcleo de Concursos e referendadas pelas autoridades de saúde do município e do estado do Paraná”, disse a universidade, em nota.
As provas aconteceriam no próximo domingo, 28, a nova data de realização da primeira fase deve ser divulgada amanhã.
A data de divulgação do resultado do processo seletivo está mantida para o dia 4 de junho.
Concurso da Polícia Civil do Paraná
O adiamento do Vestibular da UFPR está diretamente relacionado ao que aconteceu no último domingo com os inscritos no concurso da Polícia Civil do Paraná.
O Núcleo de Concursos da instituição foi contrato para organizar o processo seletivo, que recebeu ao todo 106.440 inscritos.
Acontece que, no dia da prova, horas antes da aplicação, o processo seletivo foi suspenso e a UFPR divulgou uma nota explicando toda a situação.
“Nas últimas 24 horas, todavia, deparou-se com problemas de logística inesperados e insuperáveis no que toca a alguns itens de segurança imprescindíveis, como, por exemplo, no recebimento dos termômetros para medição de temperatura dos candidatos na entrada dos locais de prova que foram exigidos pelo Ministério Público e Defensoria Pública da União e do Estado. Além disso, às vésperas das provas, ocorreram problemas relativos à desistência de cessão de espaços de vários locais (sobretudo de escolas) que, segundo a direção do Núcleo de Concursos/UFPR, inicialmente haviam se comprometido em servir para a aplicação das provas do concurso, bem como de alocação de pessoal, o que acarretou tanto um problema logístico insuperável de realocação de candidatos e de provas, quanto também de segurança e de igualdade de condições de concorrência entre todos os candidatos”, informou a instituição.
Posteriormente a instituição informou que abriu uma investigação para apurar a conduta dos envolvidos e exonerou Altair Pivovar, então coordenador do Núcleo.
Continue bem informado, acompanhe a seção Carreiras do FDR.