Cursos on-line GRATUITOS de Harvard abrem inscrições; participe!

A Universidade de Harvard, considerada uma das principais do mundo, está com inscrições abertas para cursos on-line gratuitos. No total, há mais de 100 opções disponíveis na plataforma. As aulas são gratuitas, apenas em alguns casos o estudante precisa pagar uma taxa para receber o certificado.

Cursos on-line GRATUITOS de Harvard abrem inscrições; participe!
Cursos on-line GRATUITOS de Harvard abrem inscrições; participe! (Imagem: Unsplash/ Austin Distel)

As oportunidades estão disponíveis na plataforma HarvardX, uma seção do site edX dedicada às disciplinas da instituição. A iniciativa é voltada à criação de experiências de aprendizado on-line, com o compartilhamento de conhecimentos para o mundo todo.

Como fazer os cursos on-line de Harvard

A maioria dos cursos é self-paced, ou seja, eles podem ser feitos no ritmo que o estudante preferir. Alguns têm datas específicas de início e término e exigem acompanhamento em determinadas horas e dias. Na página de cada curso é possível acessar as informações e ver uma breve descrição do conteúdo.

Também há informações sobre estimativa de duração do curso. Na maioria dos casos, é necessário ter um bom conhecimento de inglês, mas não é exigida nenhuma comprovação de proficiência. Todo o conteúdo é ministrado nessa língua. Alguns cursos têm legendas em português.

Para participar, basta criar uma conta na plataforma ou linkar a conta do Facebook, Google ou Microsoft. Em seguida, basta escolher o curso desejado e se matricular. Os temas disponíveis vão desde “China e comunismo” a “Introdução à probabilidade”. Algumas das opções são:

  • Introdução a humanidades digitais;
  • Islã por meio de suas escrituras;
  •  O Antigo Heroi Grego;
  • Justice;
  • Masterpieces of World Literature;
  • Data Science: Visualization;

O curso mais popular da universidade Harvard é o CS50, de introdução à ciência da computação. A versão em português pode ser acessada gratuitamente pelo site do Estudar Fora. Ele foi traduzido a partir do CS50 pelo bolsista da Fundação Estudar, Gabriel Guimarães.

A ideia de traduzir o curso, que já estava disponível on-line na versão original, veio da vontade de compartilhar as aulas com estudantes que não dominam a língua inglesa.

Para acessar, basta clicar no link e, na página seguinte, clicar no botão “QUERO ACESSAR”. É preciso completar um breve cadastro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!