Programa CNH Cidadã trava e impede novas etapas de seleção em Roraima

Motoristas de Roraima têm aceitação na CNH Cidadã travada. Nessa semana, o Departamento Estadual de Trânsito estadual informou que ainda não há previsão para a realização das próximas etapas do projeto que concede a habilitação de forma gratuita. Os aprovados aguardam desde novembro de 2020 para poderem realizar as aulas e exames.

Programa CNH Cidadã trava e impede novas etapas de seleção em Roraima (Imagem: Google)

Para quem se candidatou na CNH Cidadã de Roraima em 2020 as notícias não são positivas. Nos últimas dias o Detran informou que ainda não há previsão de quando será possível dar continuidade a matricula dos motoristas. Ao todo, são mais de 24 mil inscrições travadas.

Motivo da suspensão da CNH Cidadã

O órgão esclareceu que o principal motivo do entrave foi a quantidade de inscrições feitas na última seleção. A justificativa foi de que não há servidores o suficiente para dar andamento as análises de forma mais rápida, desse modo será preciso aguardar a validação de todos os candidatos.

“Não há previsão, uma vez que a análise é individual e minuciosa”, diz trecho da nota.

Na mesma nota o Detran explicou que somente depois de avaliar todos os candidatos é que será possível liberar o resultado de quem foi aprovado para a próxima etapa. É válido ressaltar que a candidatura dos 24 mil cidadãos não implica dizer na aceitação de todos.

O órgão deverá selecionar aqueles que atendam prioritariamente aos critérios de renda e situação de vulnerabilidade social. Até o momento, ainda não foi liberada uma média de quantos motoristas serão aceitos.

Sobre a CNH Cidadã

Trata-se de um projeto, regulamentado por meio da lei nº 1.011/2015, que permite com que o Detran conceda a carteira de habilitação (CNH) de forma gratuita para a população de baixa renda.

Em Roraima, a aceitação foi validada em outubro de 2020, pelo governador Antônio Denarium, sob a autoria dos deputados estaduais Jorge Everton (MDB), Coronel Chagas (PRTB) e Marcelo Cabral (MDB).

Inicialmente a primeira seleção deveria escolher 400 pessoas para que essas pudessem ter acesso a todas as aulas e exames do Detran de forma gratuita. Os aprovados teriam o direito de se matricular na auto escola, fazer os testes de saúde e direção, sem precisar quitar nenhuma taxa.

Entre os critérios divulgados na época da seleção, havia a informação de que 40% das vagas seriam para a população de baixa renda, 40% para quem estivesse vinculado ao Bolsa Família, 18% para quem desejasse renovar a CNH e 2% para egressos e liberados do sistema penitenciário.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.