Prova de vida do INSS voltou? Segurados relatam convocação por SMS

Por conta da pandemia de covid-19, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) indicou que os beneficiários não teriam os benefícios bloqueados até março deste ano pela falta de prova de vida do INSS. No entanto, segurados afirmaram que foram convocados, por mensagens de texto no celular, para o procedimento.

Prova de vida do INSS voltou? Segurados relatam agendamento por SMS
Prova de vida do INSS voltou? Segurados relatam convocação por SMS (Imagem: Google)
publicidade

Segundo relatado ao Extra, segurados do INSS alegaram ter recebido SMS sobre a necessidade da realização da prova de vida para evitar ter o benefício previdenciário bloqueado.

De acordo com o INSS, a mensagem sobre a necessidade de realizar a prova de vida é realizada pela rede bancária. A autarquia indica que, geralmente, esta comunicação é feita pelos terminais de autoatendimento, no momento do saque do benefício.

O INSS afirmou que ainda não há notificação sobre o procedimento de prova de vida enviado por mensagem de texto.

Segundo o instituto, os únicos segurados que recebem a comunicação por SMS são os escolhidos para participar do piloto de prova de vida por biometria facial. Se o beneficiado estiver presente neste grupo, será preciso acessar o Meu INSS para verificar se o procedimento está disponível.

Em caso de novidade sobre o assunto, a autarquia afirmou que divulgará amplamente à população.

A prova de vida do INSS

A prova de vida é um procedimento realizado anualmente, com o objetivo de manter o pagamento do benefício. Esta exigência acontece por meio do comparecimento do segurado, representante legal ou voluntário em uma instituição bancária onde o benefício é sacado.

Por conta da pandemia de covid-19, no entanto, o procedimento deixou de ser exigido desde março de 2020. Esta prorrogação vale para os beneficiários que residem no Brasil e exterior.

Segundo a portaria publicada em janeiro, a rotina e as obrigações contratuais entre o INSS e a rede bancária pagadora dos benefícios segue a mesma.

Desde agosto de 2020, a prova de vida está disponível pelo aplicativo Meu INSS ou site do INSS aos beneficiários com mais de 80 anos ou restrições de mobilidade.

Para esta comprovação de dificuldade de locomoção, a pessoa deve anexar e enviar eletronicamente a declaração médica ou atestado.

AvatarSilvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.