MEC publica material do professor para preparação do ENCCEJA 2020

As provas do Encceja 2020 estão marcadas para abril, mas a preparação já começou há algum tempo para diversos estudantes brasileiros. Os 1.630.046 inscritos no já podem consultar o material de estudo preparado pelo MEC.

MEC publica material do professor para preparação do ENCCEJA 2020
MEC publica material do professor para preparação do ENCCEJA 2020 (Imagem/Reprodução: INEP)

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é aquela oportunidade oferecida pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do INEP, de estudantes que não concluíram os estudos em idade regular obterem a certificação.

Atualmente os estudantes brasileiros contam com o Encceja Nacional, Encceja Nacional PPL (para pessoas privadas da liberdade que cumprem medidas socioeducativas), Encceja Exterior e Encceja Exterior PPL.

Para a certificação no ensino fundamental, é necessário ter a partir de 15 anos de idade e para a certificação no ensino médio a idade mínima é de 18 anos. A participação é gratuita e voluntária.

Material preparatório do ENCCEJA

Nas provas, os participantes devem responder questões de assuntos que eles aprenderiam naquele segmento da educação.

O livro do professor é voltado para os profissionais da educação que atuam na educação de jovens e adultos, trata dos eixos abordados na prova, entre outras questões.

Todas os livros estão disponibilizados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Lá, é possível encontrar o material dividido da seguinte forma:

  • Livro Introdutório – Documento Básico
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Além disso, no mesmo site o estudante consegue acessar os livros destinados a sua preparação para as provas.

E também consegue consultar as provas anteriores, o que pode ajudar bastante na preparação para participar do ENCCEJA 2020.

A prova do ENCCEJA 2020

As provas são elaboradas contemplando apenas os conteúdos que eles precisam saber para dá continuidade aos estudos, ou seja, os conteúdos básicos daquele segmento.

“As questões são elaboradas para avaliar o conhecimento técnico-científico que faz parte dos currículos escolares por meio de hipóteses-problema do cotidiano. Essa é uma forma de avaliar as competências dessas pessoas a partir do aprenderam ao longo da vida, nas suas relações profissionais, sociais e culturais “, afirma o MEC.

Continue bem informado, acompanhe a seção Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.