Crise no turismo demitiu 1 MILHÃO de pessoas durante a pandemia

Pandemia segue resultando na demissão de milhares de brasileiros. Relatórios da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo revelaram que o segmento perdeu mais que 50% de seu rendimento em 2020. Diante da crise no setor, com a chegada do novo coronavírus, 1 milhão de vagas do mercado ficaram em aberto, sem previsão de recontratação.

Crise no turismo demitiu 1 MILHÃO de pessoas durante a pandemia (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Um dos setores mais afetados ao longo da pandemia da covid-19 foi o turismo. Com os voos paralisados, hotéis fechados e sem previsão de reabertura das fronteiras, as empresas tiveram que fechar suas portas ou reduzir consideravelmente o número de seus funcionários. Até o momento, cerca de 1 milhão de trabalhadores foram demitidos.

Desse total de vagas, há desligamentos desde cargos de diretoria, auxiliar de serviços gerais, e demais funcionários diretos ou indiretos que prestavam serviços para as empresas.

Conforme contabilizou a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), enquanto em 2019 o faturamento do setor foi de R$ 19 bilhões, em 2020 não chegou nem a 50% desse valor.

Roberto Haro Nedelciu, da associação explica que a entidade deixou de operar com 76 empresas associadas e agora conta com apenas 50. Desse modo, a expectativa é de que o país só passe a recuperar o valor perdido a partir do fim de 2023, caso a pandemia seja controlada.

“Fevereiro está sendo melhor que janeiro, mas estamos muito preocupados com o ritmo de vacinação. Tudo está indo muito devagar”, afirmou o representante.

Índices de perda no turismo brasileiro

De acordo com o levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o mercado de turismo perdeu cerca de R$ 261 bilhões somente em 2020. A projeção é de que neste ano o prejuízo seja inferior, mas sem apresentar força de recuperação.

É válido ressaltar que nesse momento a reabertura de hotéis e demais serviços de viagens estão sendo feitas mediante as analises dos governos estaduais com o número total de contaminados pela covid-19.

Já no que diz respeito as viagens internacionais, há permissão varia de acordo com os decretos de cada país no que diz respeito a abertura de fronteiras. Há regiões como Portugal, em que a entrada e saída de brasileiros vem sendo barrada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.