Veja como funciona compra da casa própria no financiamento imobiliário

Nos últimos três meses do ano de 2020, cerca de 67% dos brasileiros realizaram o sonho de ter a casa própria. O desconto médio obtido sobre o valor dos anúncios foi de cerca de 11% no financiamento imobiliário.

Veja como conseguir desconto MAIOR no financiamento imobiliário
Veja como funciona compra da casa própria no financiamento imobiliário (Imagem: Maria Ziegler/Unsplash)

Esse valor é três pontos percentuais menor do que foi registrado em janeiro e o menor já anotado pelo Raio-X FipeZap.

Segundo o indicador que foi divulgado, na sexta-feira (12), a média histórica com o desconto fornecido nas transações são de 13%.

Já para as compras que foram finalizadas, o abatimento médio atingiu 7% no final do ano passado, um patamar semelhante ao que foi obtido apenas no terceiro trimestre de 2015.

O Raio-X destacou a quantidade de compras com desconto “É possível notar que o percentual de transações com desconto elevou-se entre maio de 2014 (53%) e junho de 2016 (70%).

Após recuar para 63% na primeira metade de 2017, o percentual de transações voltou a exibir tendência de crescimento, encerrando dezembro de 2019 em 70%. O percentual oscilou ao longo de 2020, exibindo recuo nos últimos meses do ano”.

Preço dos imóveis 

Os brasileiros que compraram imóveis recentemente, as parcelas que determinavam que os preços eram altos ou muito altos teve um aumento de 7 pontos e alcançou 57% ao final de 2020. 

Se comparado com o último trimestre do ano anterior, os compradores que avaliaram os preços como “razoáveis” reduziram de 34% para 32%, e os que classificam os valores como “baixos ou muito baixos”, passaram de 12% para 9%.

Aqueles que ainda queiram comprar a sua casa nos próximos três meses, os preços são altos para cerca de 65% dos compradores. No ano de 2019, esse percentual era de 61%.

Cerca de 26%, os valores estão em níveis “razoáveis” e apenas 4% veem os preços “baixos ou muito baixos”.

Essa alta representou uma queda real de 0,78% no valor dos imóveis no Brasil, pois a inflação acumulada entre janeiro e dezembro do ano passado foi de 4,52%.

Segundo o indicador, o preço médio do metro quadrado construído no Brasil figura na casa dos R$ 7.524, isso significa que para comprar um apartamento padrão, com 65 m² e até dois dormitórios, é preciso pagar cerca de R$ 490 mil.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!