Antecipação da restituição do IRPF 2021: Passo a passo para driblar calendário

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) deste ano de 2021 está se aproximando, ela deve ser encerrada no mês de abril. Com isso, os contribuintes querem saber como vão receber o dinheiro da sua restituição antes dos outros.

Antecipação da restituição do IRPF 2021: Passo a passo para driblar calendário
Antecipação da restituição do IRPF 2021: Passo a passo para driblar calendário(Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A restituição é o valor que muitas pessoas podem receber após fazer a sua declaração do imposto de renda.

Para isso é necessário que o contribuinte tenha recolhido mais imposto do que deveria, ao longo do ano, com isso, a parte “extra” dessa contribuição é devolvida pela Receita.

Apesar de muitos desejarem, nem todos conseguem receber a restituição antes do início do calendário.

As regras para receber antes são:

  • Idosos e portadores de doenças graves e de deficiências recebem a restituição com prioridade;
  • A partir deles, quem entrega a declaração antes recebe sua restituição nos primeiros lotes.

Como antecipar a restituição do IRPF?

O calendário deste ano ainda não divulgado, mas aqueles que desejam entregar logo no começo já podem ir se adiantando e separando algumas coisas.

  • Puxe a declaração do ano passado: caso não tenha mudanças drásticas de renda e patrimônio em 2020, ela ajuda a agilizar a declaração de 2021. Aqueles que não tiverem o arquivo salvo podem solicitar uma cópia à Receita.
  • Reúna os documentos essenciais: é possível pedir os informes de rendimento à sua empresa e instituição financeira. Caso tenha cônjuge ou dependentes, tenha os documentos deles também.
  • Organize recibos médicos e de educação: algumas despesas de saúde de 2020 podem ser deduzidas do IR, porém deve haver o documento que comprove. O mesmo vale para mensalidade de escola e faculdade.
  • Junte a papelada de mudanças: mudou de emprego, vendeu bens, empréstimos, heranças, pensões, benefícios do governo ou qualquer alteração no patrimônio ou na renda deverá ser informada e comprovada pelo contribuinte.

Como fazer a antecipação?

Os contribuintes que não desejam esperar para receber a restituição paga pela Receita Federal podem antecipar nos bancos, como:

  • Santander
  • Bradesco
  • Caixa
  • Banco do Brasil
  • Itaú
  • Nubank  

Ao fazer esse pedido que nada mais é que um empréstimo, o banco paga o dinheiro antes e quando o contribuinte receber da Receita Federal. a instituição retira esse valor com juros.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.