Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social que precisam comprovar suas contribuições podem gerar o extrato do INSS, sem sair de casa, usando apenas a internet. Porém, aqueles que desejam podem agendar e fazer a retirada em uma das agências.
O extrato é o documento que comprova o pagamento do benefício, nos quais constam os valores pagos, as datas e o banco onde o dinheiro foi depositado.
Como gerar o extrato do INSS?
Qualquer beneficiário pode gerar esse extrato, para isso é necessário:
- Acesse o portal Meu INSS ou baixar o aplicativo que tem o mesmo nome (disponível para Android e iOS);
- Faça seu login ou se for o seu primeiro acesso, faça o cadastro;
- Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço “Extrato de Pagamento de Benefício”;
- Aperte o ícone de lápis para selecionar os meses desejados para o extrato;
- Clique em “Baixar PDF” e gerou o extrato.
Meu INSS
O aplicativo foi criado para proporcionar mais facilidade para o cidadão nos benefícios previdenciários ou assistenciais. Pode ser acessado pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e iOS). Por lá, estão disponíveis mais de 90 serviços oferecidos pelo órgão.
O contribuinte pode acessar as informações completas sobre a sua vida como trabalhador, para isso basta acessar a opção Extrato Previdenciário (CNIS). O trabalhador pode baixar esse extrato em pdf para facilitar a visualização e para ter com ele sempre que preciso.
A forma de se cadastrar e obter a senha para acessar o Meu INSS também mudou. Caso o usuário ainda não seja cadastrado é preciso acessar o site acesso.gov.br e se inscrever.
Essa mudança faz parte da ação do Governo para unificar os logins, portais e sites institucionais a fim de facilitar a vida do cidadão que busca os serviços públicos na internet.
A senha inicial do Meu INSS também pode ser obtida pelos sites dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob, Sicredi. E diretamente nas agências de atendimento.
Caso o contribuinte ainda tenha dúvidas o beneficiário pode ligar no telefone 135 e tirar todas elas.