IRPF 2021 precisa da sua declaração do ano passado; saiba onde encontrar

Está a procura de seu IRPF do ano passado? Saiba que o programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2021, permite que você importe os dados mais importantes do documento de 2020. O que pode agilizar o preenchimento de vários campos, como a declaração de bens, o que evita erros de digitação de valores ou informações. 

IRPF 2021 precisa da sua declaração do ano passado; saiba onde encontrar
IRPF 2021 precisa da sua declaração do ano passado; saiba onde encontrar (Imagem: Google)

É importante que o contribuinte mantenha as cópias das declarações dos últimos cinco anos. Este é o período legal em que a Receita Federal pode questionar alguma dado declarado. Caso você não possua mais os documentos, corre o risco de ser multado.

Como ainda é recente, você provavelmente ainda possui o documento salvo em seu computador, em formato de texto digital (PDF) ou uma cópia impressa. 

Aprenda a localizar seu arquivo no programa da declaração 2020

Se você ainda tiver o programa em seu computador, é relativamente fácil localizar a declaração e inserir as informações no programa do IR 2021.

É só gerar uma cópia do arquivo e salvá-lo numa pasta conhecida, de fácil acesso em seu computador. 

Abra o programa do IR 2020. Na tela inicial do programa, encontre a declaração na pasta “Transmitidas”. Caso outras pessoas fizeram declaração no mesmo computador, você encontrará uma lista de declarações enviadas nessa pasta. 

Escolha aquela que deseja copiar. Em seguida, clique no ícone em forma de disquete no canto direito da tela para fazer uma cópia do documento.

Neste momento abrirá uma janela para você escolher em qual pasta do computador quer  salvar a cópia da declaração e do recibo de entrega. O arquivo da declaração tem o nome com seu CPF e termina com a extensão “.DEC”. O arquivo referente ao recibo de entrega possui a extensão “.REC”.

Por fim, é só abrir o programa de declaração do Imposto de Renda 2021, clicar em “Nova”, selecionar o tipo de declaração (“Ajuste Anual”) e depois clicar em “Importar declaração de 2020”.

Na janela seguinte, selecione a pasta do computador onde está  salvo o arquivo de 2020.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.