Informe de rendimentos do INSS já pode ser emitido para uso no IRPF 2021

O Informe de Rendimentos do ano-base 2020 já está disponível para consultas dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O informe é usado para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2021 e pode ser acessado através da internet.

Informe de rendimentos do INSS já pode ser emitido para uso no IRPF 2021
Informe de rendimentos do INSS já pode ser emitido para uso no IRPF 2021 (Imagem: FDR)

Há duas opções: acessar pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo de mesmo nome. O aplicativo é gratuito para os aparelhos eletrônicos com os sistemas operacionais Android (Samsung) e iOs (Apple).

Após baixá-lo, é necessário fazer login usando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criar uma senha numérica de seis dígitos. A senha é pessoal e intrasferível, e não deve ser compartilhada, sob hipótese alguma, com terceiros ou desconhecidos para evitar fraudes.

Ao ter acesso à página principal da plataforma, deve-se clicar na opção “Extrato de Imposto de Renda“. Em seguida, é preciso escolher o ano desejado (no caso, 2020) e clicar dos dados dos benefícios. Em seguida, basta baixar o arquivo em PDF.

O informe de rendimentos é importante, pois é o único rendimento que mostra os valores recebidos pelo contribuinte no ano, bem como a quantia paga de imposto na fonte e quanto contribuiu ao INSS.

Também mostrar gastos com plano de saúde e aportes no plano de previdência da empresa.

Mais sobre o aplicativo Meu INSS

Além desta função, o aplicativo Meu INSS oferece outros serviços, bem como:

E acesso a benefícios como:

Sair da versão mobile