Motoristas com habilitação em mãos podem evitar problemas com a blitz. Com a pandemia do novo coronavírus, os Detran’s de todo o país passaram a otimizar a aceitação da CNH Digital. Isso implica dizer que, quem estiver com o documento na versão online não precisa mais apresenta-lo em papel. Além da praticidade, há outros benefícios no app.
A CNH digital está sendo cada vez mais utilizada em todo o país. Por meio dela o motorista consegue comprovar sua validação para a circulação em todo o território nacional sem precisar sair com o documento em papel.
O que poucos sabem é que quando parados em blitz a versão online apresenta benefícios.
CNH digital não pode ser recolhida
Normalmente, quando o condutor é visto cometendo alguma infração de trânsito o agente o paralisa e recolhe sua CNH. Isso implica dizer que sem o documento ele passa a perder o direito de dirigir em todo o território nacional.
Porém na CNH digital essa regra é diferente. Tendo em vista que o registro está presente no celular do motorista, o agente não poderá fazer o recolhimento.
Quando há multas, o procedimento para quem apresenta o modelo online é apenas uma notificação, no campo de observações do auto de infração.
Ou seja, é possível permanecer dirigindo, pois a CNH ainda estará disponível para a apresentação. Porém, ainda assim o motorista deve sanar a multa pois em caso de nova consulta haverá a notificação de que o documento apenas não foi suspenso pois estava na versão online.
De modo geral, o condutor passa a ter mais flexibilidade quanto as ações de suspensão de sua habilitação, evitando assim as chances de ficar impossibilitado de dirigir devido a retirada do documento.
Prazo de correção da CNH notificada
Quando for multado, o cidadão deve ir até uma agência do Detran no dia seguinte para poder resolver sua penalização. A grande maioria dos casos consiste no pagamento de taxas e na sequência o órgão contabiliza o número de pontos que foram perdidos na carteira.
Caso negative todos os pontos permitidos ficará sujeito a uma suspensão do documento até que o mesmo seja renovado. Apenas nos casos de Lei Seca é que além de ter a CNH marcada, o condutor deve entregar também o seu veículo.