Foi parado na blitz? Veja porque CNH Digital vai te ajudar nessa situação

Motoristas com habilitação em mãos podem evitar problemas com a blitz. Com a pandemia do novo coronavírus, os Detran’s de todo o país passaram a otimizar a aceitação da CNH Digital. Isso implica dizer que, quem estiver com o documento na versão online não precisa mais apresenta-lo em papel. Além da praticidade, há outros benefícios no app.

Foi parado na blitz? Veja porque CNH Digital vai te ajudar nessa situação (Imagem: Google)

A CNH digital está sendo cada vez mais utilizada em todo o país. Por meio dela o motorista consegue comprovar sua validação para a circulação em todo o território nacional sem precisar sair com o documento em papel.

O que poucos sabem é que quando parados em blitz a versão online apresenta benefícios.

CNH digital não pode ser recolhida

Normalmente, quando o condutor é visto cometendo alguma infração de trânsito o agente o paralisa e recolhe sua CNH. Isso implica dizer que sem o documento ele passa a perder o direito de dirigir em todo o território nacional.

Porém na CNH digital essa regra é diferente. Tendo em vista que o registro está presente no celular do motorista, o agente não poderá fazer o recolhimento.

Quando há multas, o procedimento para quem apresenta o modelo online é apenas uma notificação, no campo de observações do auto de infração.

Ou seja, é possível permanecer dirigindo, pois a CNH ainda estará disponível para a apresentação. Porém, ainda assim o motorista deve sanar a multa pois em caso de nova consulta haverá a notificação de que o documento apenas não foi suspenso pois estava na versão online.

De modo geral, o condutor passa a ter mais flexibilidade quanto as ações de suspensão de sua habilitação, evitando assim as chances de ficar impossibilitado de dirigir devido a retirada do documento.

Prazo de correção da CNH notificada

Quando for multado, o cidadão deve ir até uma agência do Detran no dia seguinte para poder resolver sua penalização. A grande maioria dos casos consiste no pagamento de taxas e na sequência o órgão contabiliza o número de pontos que foram perdidos na carteira.

Caso negative todos os pontos permitidos ficará sujeito a uma suspensão do documento até que o mesmo seja renovado. Apenas nos casos de Lei Seca é que além de ter a CNH marcada, o condutor deve entregar também o seu veículo.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.