Volta às aulas da rede privada do RS é marcada por protocolos rígidos

Após quase um ano de ensino remoto, a volta às aulas da rede privada do Rio Grande do Sul acontece hoje, quinta-feira (18), de forma presencial. Diversos protocolos e adaptações estão sendo adotadas nesse momento.

Volta às aulas da rede privada do RS é marcada por protocolos rígidos
Volta às aulas da rede privada do RS é marcada por protocolos rígidos (Imagem/Reprodução: Google)

A educação é um dos setores da sociedade que mais sentiu os impactos da pandemia. Em todo o país, os estudantes passaram praticamente todo o ano letivo de 2020 com o ensino remoto.

Agora, aos poucos, as rotinas vão sendo retomadas, mas com certas mudanças necessárias.

A partir de hoje, 18, as escolas particulares do Rio Grande do Sul estão autorizadas a retornarem para suas atividades presenciais.

Protocolos de biossegurança para a volta às aulas da rede privada do RS

As medidas de prevenção já são conhecidas por todos:

  • Uso obrigatório de máscara;
  • Distanciamento social, as escolas estão fazendo marcações no chão, afastando cadeiras, entre outras ações;
  • Higienização das mãos com álcool gel, que estão sendo disponibilizados em locais estratégicos;
  • Limpeza e desinfecção de corrimãos, maçanetas, mesas, locais de bastante contato em geral;
  • Filas estão sendo organizadas para garantir a entrada ordenada;
  • Apenas funcionários e alunos podem entrar nas escolas, os pais ficam de fora.

Como está a volta às aulas da rede privada do RS?

Alguns gestores educacionais de escolas particulares tradicionais do Rio Grande do Sul falaram sobre as medidas tomadas, confira.

“A nossa rede de escolas da Ulbra inicia o ano letivo no dia 18 de fevereiro. Iniciaremos com aulas presenciais e também proporcionaremos aulas remotas e híbridas. Como temos o nosso próprio ambiente virtual de aprendizagem, em qualquer modalidade, professores, alunos e famílias estão orientados para utilização. Todas as escolas da Ulbra estão devidamente equipadas de acordo com os decretos municipais e estadual, e as nossas equipes estão treinadas para receber nossos alunos com total segurança”, afirmou o gerente de políticas pedagógicas da Educação Básica da Rede de Escolas da Ulbra, Núrfis Vargas.

Luciano Centenaro, é gerente educacional dos colégios da Rede Marista e falou sobre o planejamento do retorno às atividades presenciais.

“Nossa volta às aulas tem sido planejada com o intuito de acolher a nossa comunidade, seguindo todos os protocolos sanitários criados desde o ano passado e de cuidado com a vida”, na escola, a Rede Marista vai retomar as aulas em todas as suas unidades, em Brasília e no Mato Grosso, apenas na próxima semana.

Continue bem informado, acompanhe a seção Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.