UFRJ anuncia 9,2 MIL vagas para inscrição no SiSU 2021

O período de adesão ao SiSU 2021 vai até a próxima semana e diversas instituições já divulgaram a participação. A UFRJ é uma delas, e vai oferecer mais de 9 mil vagas durante todo o ano.

UFRJ anuncia 9,2 MIL vagas para inscrição no SiSU 2021
UFRJ anuncia 9,2 MIL vagas para inscrição no SiSU 2021 (Imagem/Reprodução: Google)

Durante todo o ano de 2021, a Universidade Federal do Rio de Janeiro vai oferecer 9.280 vagas. Só na primeira seleção do ano serão 5.248 vagas disponíveis no SiSU 2021.

UFRJ no SiSU 2021

Para o ano de 2021, a Universidade Federal do Rio de Janeiro aumentou a oferta de vagas do ano anterior, que foi de 8.748.

Além disso, os estudantes terão o direito de concorrer às vagas destinadas às cotas de escola pública (que inclui pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas ou pessoas com deficiência – PCD).

O único curso não ofertado pela universidade no SiSU 2021 é Música, que deve ter um processo seletivo a parte, por conta do Teste de Habilidade Específica (THE) e Teste de Conhecimento Específico (TCE).

Além dos critérios já estabelecidos pelo Sistema de Seleção Unificada, a UFRJ também vai exigir que os candidatos tenham nota mínima de 300 pontos na redação e não pode ter zerado nenhuma das provas objetivas.

E pesos diferentes serão aplicados em cada área a depender do curso.

Oferta de cursos da UFRJ no SiSU 2021

As vagas oferecidas pela instituição estão distribuídas entre os seguintes campus/polo: Praia Vermelha, Cidade Universitária, Observatório do Valongo – Centro, Duque de Caxias, Macaé, Largo de São Francisco e Faculdade de Direito – Centro.

139 cursos estarão disponíveis, tanto de bacharelado quanto de licenciatura. Entre eles os cinco cursos que tiveram as maiores notas de corte do SiSU 2020:

  • Medicina (Cidade Universitária): 822.46
  • Ciências Econômicas – Noturno (Praia Vermelha): 810.26
  • Medicina (Macaé): 808.94
  • Odontologia (Cidade Universitária): 801.94
  • Ciências Econômicas – Integral (Praia Vermelha): 798.13

Seleção para o curso de Música

Já estão abertas as inscrições para a seleção do curso de música da Universidade, os interessados têm até o dia 19 de fevereiro, próxima sexta-feira.

A seleção será feita com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 e devem enviar o material do Teste de Habilidade Específica (THE). As certificações anteriores do teste serão aceitas.

Continue bem informado, acompanhe a seção Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.