Acelere seu pedido de benefício do INSS seguindo ESTAS dicas

INSS anuncia mudança em seus prazos de análise. Com a pandemia do novo coronavírus em circulação, as filas de concessão de benefícios previdenciários passaram a contar com a espera de mais de 1 milhão de pessoas. Visando reduzir o número de ações judiciais, o órgão ampliou o período de resposta, mas você ainda pode se adiantar.

Acelere seu pedido de benefício do INSS seguindo ESTAS dicas (Imagem: Carl de Souza/AFP)
Acelere seu pedido de benefício do INSS seguindo ESTAS dicas (Imagem: Carl de Souza/AFP)

A análise dos benefícios do INSS tem sido o motivo de entrave para milhares de brasileiros. Com seu sistema congestionado, o órgão vem enfrentando dificuldades para zerar o número de pessoas nas filas de espera. Diante disso, o Supremo Tribunal Federal elaborou um acordo com novos prazos.

Tempo de análise do INSS

A partir de junho a previdência terá um novo período para poder analisar o pedido de concessão de seus segurados.

A determinação do tempo exato varia de acordo com a modalidade solicitada por cada cidadão, confirme na tabela abaixo:

Espécie Prazo para conclusão
Benefício assistencial à pessoa com deficiência 90 dias
Benefício assistencial ao idoso 90 dias
Aposentadorias (menos por invalidez) 90 dias
Aposentadoria por invalidez 45 dias
Salário-maternidade 30 dias
Pensão por morte 60 dias
Auxílio-reclusão 60 dias
Auxílio-doença 45 dias
Auxílio-acidente 60 dias

Como antecipar minha análise do INSS

Para quem quiser otimizar o procedimento, ainda há situações que podem ser feitas. Advogados previdenciários explicam que o principal motivo de atraso diz respeito a documentações enviadas de forma indevida.

Isso significa dizer que se quiser garantir o andamento da sua analise de forma mais rápida, você deve se certificar de que todos os registros estão devidamente atualizados e dentro das regras determinadas pelo órgão.

Outro ponto a ser observado é que no caso da realização de exames em benefícios como o auxílio doença, o segurado precisa já ter agendando o procedimento pelo Meu INSS e ter o histórico e laudo médico devidamente atualizado.

Perícia INSS pela internet: Como agendar? Guia completo de serviços Meu INSS

Para quem mesmo dentro das regularidades tiver a análise estendida para além do período concedido por lei, a melhor alternativa, conforme explica o advogado Átila Abella, é recorrer a justiça.

“O mandado de segurança deve ser aplicado quando um direito que é certo deixa de ser cumprido. O acordo aprovado pelo STF não impede o segurado de utilizar esse recurso’, garantiu.

Durante o período de vacância da lei [enquanto a nova legislação ainda não estiver valendo], o prazo de 45 dias continua sendo obrigatório, o que torna mais favorável este momento para a apresentação do mandado de segurança”, complementou o advogado Rômulo Saraiva.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile