Calendário do novo auxílio emergencial deve ser lançado em breve, diz Guedes

Ministério da Economia trabalha na liberação de um novo auxílio emergencial. Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro confirmou que seu governo irá conceder mais uma rodada do coronavoucher. Desde então, o ministro Paulo Guedes vem buscando alternativas para fechar a folha orçamentária da União e assim iniciar os pagamentos. A previsão para início do calendário do novo auxílio emergencial é no mês de março.

Calendário do novo auxílio emergencial deve ser lançado em breve, diz Guedes (Imagem: Reprodução/PR)
Calendário do novo auxílio emergencial deve ser lançado em breve, diz Guedes (Imagem: Reprodução/PR)

Para isso, Guedes vem trabalhando naquilo que intitula como ‘novo marco fiscal’ que nada mais é do que uma estratégia de financiamento da verba pública.

Com a inclusão da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do pacto federativo, o gestor espera que os gastos do auxílio emergencial não sejam inclusos no teto de despesas da União.

No entanto, ao mesmo tempo estará criando condicionantes e demais medidas de redução de gastos para garantir a segurança dos cofres públicos.

Previsão de pagamento do auxílio emergencial

Em entrevista, Guedes informou que pretende fechar todos os detalhes orçamentários do projeto ainda neste mês de fevereiro para que já a partir de março o benefício passe a ser concedido.

Ao todo, o programa deverá contar com três novas parcelas, cada uma com um valor médio de R$ 250, podendo ser reajustada a depender dos recursos levantados pelo ministério da economia.

Formas de pagamento e número de beneficiados

Todo o repasse financeiro deverá ser realizado ainda pela Caixa Econômica Federal que utilizará o Caixa Tem como plataforma de depósito. A previsão é de que dos 60 milhões de contemplados em 2020, apenas 40 milhões se mantenham no projeto.

Ao todo, o governo prevê um custo de R$ 30 bilhões nessa nova rodada. Em entrevista, nesta semana, Bolsonaro afirmou ainda que se trata da última extensão em definitivo do programa. Segundo ele, a proposta não pode ser mantida a longo prazo pois deverá gerar dívidas para a União.

Para mais informações sobre o calendário do novo auxílio emergencial, valores e formas de pagamento, permaneça de olho em nossa página.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.