Reaplicação do ENEM 2020 foi aprovada! Consulte se poderá participar

Lista de estudantes prejudicados e com direito a aplicação do ENEM 2020 já está disponível. Pessoas com doenças infectocontagiosas, inclusive a COVID-19, ou que enfrentaram problemas na aplicação, puderam solicitar a reaplicação do exame.

Reaplicação do ENEM 2020 foi aprovada! Consulte se poderá participar
Reaplicação do ENEM 2020 foi aprovada! Consulte se poderá participar (Imagem/Reprodução: INEP)
publicidade

O ENEM 2020 apresentou um alto índice de abstenções, o maior desde a criação do exame, em 1998.

Na prova impressa, 55,3% dos estudantes inscritos não participaram; enquanto que na prova digital, 71,3% não compareceu nos dois dias de prova.

Os estudantes que não participaram do Exame por problemas logísticos, doença infectocontagiosa e outras situações especificas podem participar da reaplicação das provas.

Quem tem direito a reaplicação do ENEM 2020?

A reaplicação é destinada aos estudantes que participaram do ENEM impresso e do digital. Têm direito à reaplicação aquele candidato que:

  • Apresentaram diagnóstico positivo para covid-19. Ou para uma das seguintes doenças: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.
  • Quem foi impedido de participar devido a problemas logísticos, como: desastres naturais, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante.
  • Ou ainda quem não pode participar das provas por conta do problema que ocorreu no servidor.

Estudantes do estado do Amazonas e das cidades de Rolim de Moura e Espigão D’Oeste em Rondônia, não precisaram fazer a solicitação no sistema.

Reaplicação do ENEM 2020

Para consultar a situação, o estudante deve acessar a Página do Participante e fazer o login com seus dados.

A reaplicação acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro, mesma data da aplicação do ENEM PPL (para pessoas privadas de liberdade).

Vale lembrar que, tanto quem estava inscrito para a versão impressa, quanto quem participaria do piloto digital, fará a prova impressa.

Próximas datas do ENEM 2020

  • Reaplicação das provas (Exame impresso e digital): 23 e 24 de fevereiro de 2021
  • Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL): 23 e 24 de fevereiro de 2021.
  • Divulgação dos gabaritos: Em três dias úteis após a aplicação das provas.
  • Resultados: 29 de março de 2021.

Para maiores informações, entre em contato com o INEP pelo telefone: 0800-616161.

Continue bem informado, acompanhe a seção Carreiras do FDR.

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha com professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.