Inscrições no SiSU 2021: Quem vai poder concorrer às vagas?

O SiSU 2021 deve selecionar estudantes para ingressar em instituições de ensino superior públicas de todo o país. O número total de vagas ainda não foi divulgado, mas a inscrição processo seletivo deve começar em 6 de abril.

Inscrições no SiSU 2021: Quem vai poder concorrer às vagas?
Inscrições no SiSU 2021: Quem vai poder concorrer às vagas? (Imagem/Reprodução: Google)
publicidade

Recentemente o Ministério da educação divulgou as datas do primeiro processo seletivo do SiSU 2021, que deve usar a nota do ENEM 2020.

As inscrições devem acontecer de 6 a 9 de abril e o resultado divulgado no dia 13 do mesmo mês.

Quem tem direito a participar do SiSU 2021?

O critério número 1 para a inscrição é ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio, nesse caso, do ano de 2020.

Mas a participação não é suficiente, o estudante também deve ter tirado uma nota superior a zero na redação e não pode ter participado do exame na condição de treineiro.

Treineiro é o estudante que faz a prova apenas para conhecer o Enem, geralmente é aquele estudante que ainda não concluiu o ensino médio.

É possível se inscrever mesmo tendo participado de edições anteriores ou já sendo estudante de alguma instituição pública.

Nesse último caso, antes de efetivar a matrícula, caso seja selecionado, o estudante deve cancelar a matrícula no curso anterior. O sistema não permite que um mesmo estudante esteja matriculado em duas instituições públicas.

Informações importantes sobre o SiSU 2021

Pode acontecer de dois estudantes se inscreverem para o mesmo curso, na mesma instituição com as notas iguais. Então, quem é selecionado?

O Sistema de Seleção Unificada conta com alguns critérios de desempates, observe abaixo a ordem de prioridade para o preenchimento das vagas:

1º – Maior nota na redação

2º – Maior nota em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

3º – Maior nota em Matemática e suas Tecnologias

4º – Maior nota em Ciências da Natureza e suas Tecnologias

5º – Maior nota em Ciências Humanas e suas Tecnologias

Já ouviu falar em lista de suplência? Ela é feita logo após a primeira chamada, ela é formada daqueles candidatos que ficaram em posições logo abaixo dos classificados.

Digamos que um curso tenha 30 vagas, a lista de suplência seria formada pelo candidato que ficou na 31ª, 32ª 33ª posição, por exemplo. É por meio dessa lista que acontece a 2ª chamada de candidatos.

Continue bem informado, acompanhe a seção Carreiras do FDR.

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha com professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.