Fraude no FIES pode ter causado prejuízo BILIONÁRIO ao MEC

Quase 10 anos de corrupção no FIES podem ter gerado um prejuízo de mais de um bilhão no fundo. O esquema que começou ainda no governo de Dilma Rousseff, acabou com o afastamento do coordenador do programa.

Fraude no FIES pode ter causado prejuízo BILIONÁRIO ao MEC
Fraude no FIES pode ter causado prejuízo BILIONÁRIO ao MEC (Imagem/Reprodução: Google)

Em novembro de 2020, o Ministério da Educação já havia pedido o apoio da Polícia Federal na investigação de possíveis desvios de verba pública destinada ao FIES.

No Twitter, o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, publicou uma nota de esclarecimento.

Nela, o ministro afirma que “partiu da própria instituição a decisão de pedir uma investigação sobre possíveis irregularidades relacionadas ao Fundo de Financiamento Estudantil”.

Descoberta de fraudes no FIES

A investigação foi feita pelos auditores do Ministério da Educação e da Controladoria-Geral da União.

O resultado desse trabalho foi a descoberta de um grupo de faculdades que fraudavam o sistema.

Esse grupo tinha dívidas com o Tesouro Nacional e com a Receita Federal. A investigação mostrou que 30% dos valores irregulares recebidos por elas voltava em comissões e propina para Brasília.

Um grupo de advogados, servidores públicos e escritórios de lobby era beneficiado com esses pagamentos.

Mesmo negando essas irregularidades, o Coordenador do FIES, Flávio Carlos Pereira, acabou sendo afastado do cargo que ocupava desde 2012 por nomeação do governo Dilma Rousseff.

Nota do MEC sobre a fraude no FIES

Confira abaixo a nota do Ministério da Educação, divulgada na última sexta-feira, na integra:

“O Ministério da Educação informa que partiu da própria instituição a decisão de pedir a investigação sobre possíveis irregularidades relacionadas ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Imediatamente após apurar a existência de indícios de irregularidades, o MEC adotou medidas administrativas de caráter interno e solicitou a Polícia Federal e a CGU a abertura de uma investigação.

A transparência e lisura na utilização de recursos públicos são premissas do Governo Federal, tornando a medida, que investiga ações desta natureza, um dever e uma resposta ao cidadão brasileiro.

O Novo Fies é primordial para a futuro do país e de nossos estudantes. Seus pilares são a ampliação do acesso ao ensino superior, a maior transparência para os estudantes e para a sociedade, e a melhoria na governança e na sustentabilidade do Fundo”.

Continue bem informado, acompanhe a seção Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.