PIS/PASEP: Regras atualizadas sobre pagamentos de 2021

Neste ano de 2021, o governo fez algumas mudanças nas regras para o recebimento do abono salarial, mais conhecido como PIS/Pasep. Uma delas é a antecipação por conta do novo crescimento de infectados pelo novo coronavírus no país. Saiba quais as regras para poder receber o abono.

PIS/PASEP: Regras atualizadas sobre pagamentos de 2021
PIS/PASEP: Regras atualizadas sobre pagamentos de 2021 (Imagem: Reprodução Google)

O que é o PIS/Pasep?

O abono salarial é o PIS/Pasep é pago para os trabalhadores, o benefício é como se fosse um 14º salário. 

O PIS é pago para os trabalhadores de empresas privadas na Caixa. E o PASEP é pago para os funcionários públicos pelo Banco do Brasil.

Quem pode receber?

Podem receber o abono salarial, os brasileiros, que trabalharam por pelo menos 30 dias, com carteira assinada, no ano de 2019. 

Além disso, o ganho deve ter sido de no máximo dois salários mínimos por mês, durante o período em exercício. 

O trabalhador também precisa estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e a empresa deve ter informado os dados do empregado de forma correta ao governo brasileiro. 

Qual o valor?

O valor varia de R$ 92 até um salário mínimo, ou seja, R$1.100, de acordo com o tempo de trabalho.

Como saber se tenho direito?

Os beneficiários podem saber se possuem direito das seguintes formas:

PIS (trabalhador de empresa privada): 

Por meio do aplicativo Caixa Trabalhador No site da caixa (www.caixa.gov.br/PIS), clique em “Consultar pagamento”. Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207 

Pasep (servidor público): 

Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Como sacar?

Os beneficiários que não possuem conta nos bancos, podem ir até um caixa eletrônico, com o cartão cidadão e a senha para sacar o dinheiro. Aqueles que não tem o cartão pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mas é preciso levar documento de identificação com foto, CPF e carteira de trabalho. 

Aqueles que possuem dúvida e querem saber se tem direito ao PIS, o trabalhador pode telefonar para a Caixa no 0800-726-02-07 ou acessar o site. Para a consulta, é necessário ter em mãos o número do NIS (PIS/Pasep).

Os servidores que recebem Pasep devem verificar se houve depósito em conta no Banco do Brasil. Caso isso não tenha ocorrido, basta procurar uma agência do BB para regularizar a situação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!