CadÚnico: Passo a passo para atualização e inscrição no programa

Mesmo com uma parcela grande da população inscrita, muitas pessoas encontram dificuldades para fazer a sua inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). Saiba como fazer o seu cadastro para ter acesso aos programas sociais como Bolsa Família, desconto na conta de luz e entre outros. 

CadÚnico: Passo a passo para atualização e inscrição no programa
CadÚnico: Passo a passo para atualização e inscrição no programa (Imagem: Reprodução/Google)
publicidade

O que é o cadastro único?

O Cadúnico tem a intenção de buscar pessoas vulneráveis e que possuem prioridades para as políticas públicas. 

Neste cadastro são obtidas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Os beneficiários têm direito de receber benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa, Minha Vida, entre outros.

Ele é usado como meio para a seleção de beneficiários de programas oferecidos pelos governos estaduais e municipais.

Quem pode se inscrever no Cadastro Único?

Podem se inscrever as famílias que :

  • Possuem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Renda mensal total de até três salários mínimos
  • Famílias que têm recebem acima destes valores, mas que sejam público alvo de programas, benefícios e serviços específicos
  • Pessoas que moram sozinhas podem ser cadastradas, ou seja,famílias unipessoais;
  • Pessoas que vivem em situação de rua, sejam elas sozinhas ou com a família.

Como se cadastrar?

Para fazer o registro, será necessário que um representante da família compareça até uma unidade do CRAS ou CREAS. Na ocasião, ele precisará levar uma lista de documentos de todos os que compõem a família:

  • O responsável familiar precisará levar apenas o próprio título de eleitor ou CPF
  • O comprovante de endereço é sugerido para não haver erros no ato do cadastramento
  • Os demais membros da família precisam ter um desses documentos: CPF, RG, certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira de trabalho ou título de eleitor.

Como atualizar o cadastro?

É preciso que o cadastro seja atualizado a cada 2 anos ou sempre que houver alguma mudança no grupo familiar, seja de endereço, número de membros, renda, trabalho, entre outros.

Para isso, a família deve procurar o Setor Responsável pelo CadÚnico ou pelo Bolsa Família em sua cidade e fazer uma nova entrevista

Em alguns municípios oferecem os serviços de cadastramento e atualização cadastral nos Centros de Referência de Assistência Social  (Cras).

Jheniffer FreitasJheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.