Inscrições no SiSU 2021 começam em abril; veja como escolher seu curso

As datas do SiSU 2021 foram confirmadas recentemente pelo Ministério da Educação. O programa que seleciona estudantes para ingresso em intuições públicas deve abrir as inscrições na primeira semana de abril.

Inscrições no SiSU 2021 começam em abril; veja como escolher seu curso
Inscrições no SiSU 2021 começam em abril; veja como escolher seu curso (Imagem/Reprodução: Google)

De 6 a 9 de abril é período de inscrição no SiSU 2021. Essa data foi escolhida por conta da pandemia, que afetou os semestres letivos das instituições, a aplicação do ENEM 2020 e, consequentemente, os processos seletivos.

Listamos 5 dicas que podem te ajudar na escolha do curso no SiSU

Defina seus gostos antes da inscrição no SiSU 2021

Já pensou passar por todo o processo, iniciar os estudos e descobrir que não gostou do curso? Isso acontece bastante, mas é possível evitar.

Para isso, tenha bem definido suas áreas preferidas. Pesquise bastante sobre carreira, sobre os possíveis cursos e suas áreas de atuação.

Tudo isso ajuda na definição da carreira profissional a ser seguida, o que deve ser feito antes da inscrição.

Nota de corte dos processos seletivos anteriores

Essa dica vale principalmente para o primeiro dia de inscrição. Vários sites disponibilizam a consulta da nota de corte por curso ou instituição.

Observar essa nota pode ajudar a escolher a instituição e a entender como poderá ser a nota de corte final.

Observe a nota de corte parcial do SiSU

Enquanto o sistema está com o período de inscrições abertos, as notas de corte vão variando de acordo com o média dos candidatos inscritos, é o que chamamos de nota de corte parcial.

Uma boa dica é ficar de olho nela. Muitos estudantes esperam o segundo dia de inscrições para acessar o sistema após a divulgação da primeira nota de corte parcial.

Vale também acessar ao longo do período e, principalmente, no último dia para observar como seria sua classificação e se vale a pena mudar de instituição.

Escolha de forma consciente a segunda opção

A segunda opção de cursos do SiSU é uma espécie de “plano B”, seria aquele curso que você gosta, cursaria. Mas não é o primeiro da lista.

Outra possibilidade é fazer a inscrição em instituições de outras cidades e até estado. Mas é importante pensar bem se você realmente pretende ir morar naquele lugar em especifico.

Continue bem informado, acompanhe a seção Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.