Use ESTAS estratégias e diminua o valor do IRPF 2021

Durante todos os anos, milhões de brasileiros precisam realizar a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Em geral, a declaração deve ser feita entre os meses de março e abril. Quem está obrigado a realizar o pagamento, poderá aproveitar algumas regrar para diminuir o valor do IRPF 2021.

Use estas estratégias e diminua o valor do IRPF 2021
Use estas estratégias e diminua o valor do IRPF 2021 (Imagem: Montagem/FDR)

Pela declaração do Imposto de Renda, o contribuinte deve indicar todos os rendimentos obtidos no ano anterior. A Receita Federal possibilita algumas deduções para obter uma restituição maior do imposto. Com isso, o contribuinte poderá abater uma parcela da declaração do IRPF.

Como diminuir o valor do IRPF 2021

Há alguns previstos de gastos ou despesas feitas ao longo do ano que poderão reduzir o valor a ser pago ou farão ter de volta uma restituição. Confira os gastos dedutíveis, que reduzem a base de cálculo do imposto:

  • Dependentes: para cada dependente presente na declaração, há um desconto de R$ 2.275,08 no cálculo do Imposto de Renda;
  • Saúde: poderão ser abatidos os gastos com consultas particulares, médicos, hospitais, exames, cirurgias de saúde, fisioterapia, plano de saúde, próteses, tratamentos psicológicos e psiquiátricos, tratamentos dentários — menos clareamento dental —, tratamentos de saúde no exterior e gastos com cadeira de rodas;
  • Educação: despesas com educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, superior e educação profissional do contribuinte ou dos dependentes. O limite de desconto é de R$ 3.561 por pessoa. Material escolar e cursos de idioma e preparatórios não estão inclusos;
  • Previdência privada e social: Os contribuintes que possuem o plano de previdência do tipo PGBL (Plano Gerador de Benefício) poderão deduzir até 12% da renda bruta anual tributável declarada. No caso da previdência social, será possível deduzir todo o valor pago ao INSS em folha ou de forma autônoma;
  • Pensão alimentícia: a dedução será possível em caso de decisão judicial ou acordo judicial.

Além dos gastos dedutíveis, há às deduções do imposto devido. Este último tipo de dedução diminui o valor do imposto a ser pago.

As deduções do imposto devido são:

  • Doações: realizadas a fundos municipais, estaduais e federais. Será possível deduzir até 6% do imposto de devido;
  • Aluguel: será possível deduzir o aluguel recebido, o da sublocação — quando aluga um imóvel para alugar para outra pessoa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.