Como vai funcionar o atendimento dos bancos no feriado de Carnaval?

Devido à pandemia de covid-19, diversos estados e municípios no país suspenderam os pontos facultativos e cancelaram as festas de carnaval. Apesar disso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que não haverá atendimento dos bancos no feriado de carnaval dos dias 15 e 16 de fevereiro.

Como vai funcionar o atendimento dos bancos no feriado de Carnaval?
Como vai funcionar o atendimento dos bancos no feriado de Carnaval? (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Febraban afirmou que o calendário de feriados bancários será mantido. Sendo assim, a segunda e terça-feira de carnaval — dias 15 e 16 — não haverá atendimento ao público nas agências.

Já no dia 17, quarta-feira de cinzas, haverá expediente a partir das 12h, no horário local. O encerramento será em horário normal de fechamento das agências.

No caso dos locais em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento será antecipado. Dessa forma, será possível garantir, pelo menos, 3 horas de funcionamento.

Alternativas de serviços durante o feriado de carnaval

Durante os dias em que não houver atendimento bancário nas agências, a Febraban orienta que os clientes usem preferencialmente os canais digitais — como sites e aplicativos dos bancos — para efetuar as transferências e pagamentos de contas.

Vale lembrar que as contas de consumo — como energia, água e telefone — e carnês com vencimento em 15 e 16 de fevereiro poderão ser pagos na quarta-feira (17). Não haverá incidência de acréscimo para este caso.

Normalmente, os tributos já possuem as datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Se não houve a mudança no momento da arrecadação, a Federação sugere que a população antecipe o pagamento, caso possível.

No caso dos títulos que possuem códigos de barras, a recomendação é agendar o pagamento pelos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via Débito Direto Autorizado (DDA).

Os clientes que passarão a semana inteira em viagem, e desejam comparecer a alguma agência, será possível consultar o endereço dos bancos no respectivo local.

Para isso, basta acessar o site Busca Banco da Febraban. Ao acessar o sistema, há uma opção de busca de acordo com o estado e município.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.