CEJA abre matrículas para jovens e adultos no Rio de Janeiro; inscreva-se

O Centro de Educação de Jovens e Adultos está com matrículas abertas. O CEJA oferece o ensino fundamental e médio no Rio de Janeiro para quem está fora da idade escolar. Veja como se inscrever!

CEJA abre matrículas para jovens e adultos no Rio de Janeiro; inscreva-se
CEJA abre matrículas para jovens e adultos no Rio de Janeiro; inscreva-se (Imagem/Reprodução: Google)

O Centro de Educação de Jovens e Adultos é a oportunidade de dar continuidade aos estudos para aquelas pessoas que não concluíram a educação básica em idade regular. Ele funciona dentro das Escolas Estaduais.

Podem participar quem não concluiu o ensino fundamental e tem 15 anos ou mais; e quem não concluiu o ensino médio e tem acima de 18 anos.

Pré-matrícula CEJA

O primeiro passo para quem deseja concluir os estudos no Rio de Janeiro é fazer a pré-matrícula virtual, basta acessar o site do Centro de Educação de Jovens e Adultos e preencher o formulário.

Após o preenchimento, o estudante precisa encaminhar um e-mail para a escola em que pretende estudar. A relação com os contatos das unidades escolares você encontra no Portal da Fundação CECIERJ.

Documentos necessários para ingressar no CEJA

No e-mail enviado à escola, o estudante deve enviar os seguintes documentos digitalizados:

  • Carteira de Identidade (RG)
  • CPF
  • Comprovante de residência atualizado
  • Um destes documentos: Histórico Escolar, declaração de escolaridade, comprovação de aproveitamento do Enem, Encceja ou Provão dos Exames Supletivos
  • Certidão de Nascimento ou casamento
  • Certificado militar (sexo masculino)

Quando as aulas presenciais retornarem, o aluno precisará apresentar os originais dos documentos diretamente na Escola em que se matriculou.

Após o envio dos documentos, ele deve receber um e-mail de confirmação de matrícula. Nele, além do número de matrícula escolar, o estudante terá acesso a um vídeo explicativo e orientações sobre o acesso aos estudos.

Como funciona o ensino CEJA?

A grande vantagem para os estudantes dessa modalidade é a comodidade de poder escolher o horário e onde quer estudar.

Já que o ensino é feito remotamente, por meio de uma plataforma preparada especialmente para isso, e os estudantes contam com suporte pedagógico de professores e material didático; tudo oferecido de forma gratuita.

Continue bem informado, acompanhe a seção Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.