13° salário do Bolsa Família faz primeiro pagamento hoje (11); saiba quem recebe

Segurados do Bolsa Família começam a receber 13º salário em Pernambuco. Nessa semana, o governo do estado informou que dará início as liberações do abono natalino para quem está incluso no programa. Os valores serão depositados a partir desta quinta-feira (11), seguindo o cronograma exibido abaixo.

13° salário do Bolsa Família faz primeiro pagamento hoje (11); saiba quem recebe (Imagem: Reprodução/Google)
13° salário do Bolsa Família faz primeiro pagamento hoje (11); saiba quem recebe (Imagem: Reprodução/Google)

Em Pernambuco, os inscritos no Bolsa Família têm direito de receber um décimo terceiro salário. A medida é custeada pelo governo do estado, não sendo valida para aqueles que residem em demais regiões do país. O valor máximo disponibilizado é de R$ 150 por cadastro.

Critérios de recebimento

Terá direito de receber o abono de natal todas as famílias que estiverem registradas no Bolsa Família em Pernambuco há ao menos 6 meses. Para quem cumprir esse período em tempo corrido, a validade é iniciada a partir do segundo semestre de 2020.

Porém é possível ainda receber no caso dos inscritos por 6 meses intercalados entre fevereiro de 2020 e janeiro de 2021. Isso implica dizer ainda que o cidadão e seus dependentes devem se enquadrar nos critérios básicos de renda determinados pelo Ministério da Cidadania.

Formas de recebimento

O benefício será pago pela Caixa Econômica Federal. Ou seja, para fazer o saque basta ir até um dos terminais de atendimento da instituição, utilizando o cartão do programa. A retirada é permitida ainda nas unidades das Casas Lotéricas e demais estabelecimentos alternativos vinculados a caixa.

O cidadão deve ficar atento ao prazo máximo de saque de até 90 dias, podendo ter seu benefício suspenso. Para quem não tiver o interesse de acessar a quantia a mesma deverá ser retida e não poderá ser usufruída posteriormente.

Sobre o Bolsa Família em Pernambuco

O projeto funciona nos mesmos moldes do governo federal, concedendo benefícios extras conforme os interesses do governo do estado. Segundo o governador, Paulo Câmara, a iniciativa de liberar o abono de natal previamente visa ajudar as famílias que estão sendo fortemente afetadas pela pandemia do novo coronavírus.

Com o benefício, o governo espera que parte significativa da população obtenha recursos para a manutenção de direitos básicos como saúde, moradia e alimentação. Para mais detalhes sobre, acompanhe nossa página exclusiva do Bolsa Família.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.