13° salário do Bolsa Família faz primeiro pagamento hoje (11); saiba quem recebe

Segurados do Bolsa Família começam a receber 13º salário em Pernambuco. Nessa semana, o governo do estado informou que dará início as liberações do abono natalino para quem está incluso no programa. Os valores serão depositados a partir desta quinta-feira (11), seguindo o cronograma exibido abaixo.

13° salário do Bolsa Família faz primeiro pagamento hoje (11); saiba quem recebe (Imagem: Reprodução/Google)
13° salário do Bolsa Família faz primeiro pagamento hoje (11); saiba quem recebe (Imagem: Reprodução/Google)

Em Pernambuco, os inscritos no Bolsa Família têm direito de receber um décimo terceiro salário. A medida é custeada pelo governo do estado, não sendo valida para aqueles que residem em demais regiões do país. O valor máximo disponibilizado é de R$ 150 por cadastro.

Critérios de recebimento

Terá direito de receber o abono de natal todas as famílias que estiverem registradas no Bolsa Família em Pernambuco há ao menos 6 meses. Para quem cumprir esse período em tempo corrido, a validade é iniciada a partir do segundo semestre de 2020.

Porém é possível ainda receber no caso dos inscritos por 6 meses intercalados entre fevereiro de 2020 e janeiro de 2021. Isso implica dizer ainda que o cidadão e seus dependentes devem se enquadrar nos critérios básicos de renda determinados pelo Ministério da Cidadania.

Formas de recebimento

O benefício será pago pela Caixa Econômica Federal. Ou seja, para fazer o saque basta ir até um dos terminais de atendimento da instituição, utilizando o cartão do programa. A retirada é permitida ainda nas unidades das Casas Lotéricas e demais estabelecimentos alternativos vinculados a caixa.

O cidadão deve ficar atento ao prazo máximo de saque de até 90 dias, podendo ter seu benefício suspenso. Para quem não tiver o interesse de acessar a quantia a mesma deverá ser retida e não poderá ser usufruída posteriormente.

Sobre o Bolsa Família em Pernambuco

O projeto funciona nos mesmos moldes do governo federal, concedendo benefícios extras conforme os interesses do governo do estado. Segundo o governador, Paulo Câmara, a iniciativa de liberar o abono de natal previamente visa ajudar as famílias que estão sendo fortemente afetadas pela pandemia do novo coronavírus.

Com o benefício, o governo espera que parte significativa da população obtenha recursos para a manutenção de direitos básicos como saúde, moradia e alimentação. Para mais detalhes sobre, acompanhe nossa página exclusiva do Bolsa Família.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.