Segurados do Bolsa Família começam a receber 13º salário em Pernambuco. Nessa semana, o governo do estado informou que dará início as liberações do abono natalino para quem está incluso no programa. Os valores serão depositados a partir desta quinta-feira (11), seguindo o cronograma exibido abaixo.
Em Pernambuco, os inscritos no Bolsa Família têm direito de receber um décimo terceiro salário. A medida é custeada pelo governo do estado, não sendo valida para aqueles que residem em demais regiões do país. O valor máximo disponibilizado é de R$ 150 por cadastro.
Critérios de recebimento
Terá direito de receber o abono de natal todas as famílias que estiverem registradas no Bolsa Família em Pernambuco há ao menos 6 meses. Para quem cumprir esse período em tempo corrido, a validade é iniciada a partir do segundo semestre de 2020.
Porém é possível ainda receber no caso dos inscritos por 6 meses intercalados entre fevereiro de 2020 e janeiro de 2021. Isso implica dizer ainda que o cidadão e seus dependentes devem se enquadrar nos critérios básicos de renda determinados pelo Ministério da Cidadania.
Formas de recebimento
O benefício será pago pela Caixa Econômica Federal. Ou seja, para fazer o saque basta ir até um dos terminais de atendimento da instituição, utilizando o cartão do programa. A retirada é permitida ainda nas unidades das Casas Lotéricas e demais estabelecimentos alternativos vinculados a caixa.
O cidadão deve ficar atento ao prazo máximo de saque de até 90 dias, podendo ter seu benefício suspenso. Para quem não tiver o interesse de acessar a quantia a mesma deverá ser retida e não poderá ser usufruída posteriormente.
Sobre o Bolsa Família em Pernambuco
O projeto funciona nos mesmos moldes do governo federal, concedendo benefícios extras conforme os interesses do governo do estado. Segundo o governador, Paulo Câmara, a iniciativa de liberar o abono de natal previamente visa ajudar as famílias que estão sendo fortemente afetadas pela pandemia do novo coronavírus.
Com o benefício, o governo espera que parte significativa da população obtenha recursos para a manutenção de direitos básicos como saúde, moradia e alimentação. Para mais detalhes sobre, acompanhe nossa página exclusiva do Bolsa Família.