Revisão do INSS: Veja como funciona pedido para reajustar salário

Segurados do INSS passam a ganhar gratificações extras com pedidos de revisão em seus benefícios. Nas últimas semanas, o Instituto Nacional do Seguro Social pagou mais de R$ 1 bilhão para os brasileiros que pediram correção em suas aposentadorias e pensões. O procedimento consista em uma nova análise para recalcular o salário.

Revisão do INSS: Veja como funciona pedido para reajustar salário (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)
Revisão do INSS: Veja como funciona pedido para reajustar salário (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)

A revisão dos benefícios do INSS nada mais é do que um pente fino nos informes do histórico previdenciário de cada cidadão. Normalmente ela é solicitada quando o segurado identifica que seu benefício está vindo com valores menores do que o que lhe é garantido por lei.

Apesar de parecer simples, é preciso ficar atento. O pedido de revisão pela previdência federal só deve ser feito se o cidadão estiver assegurado de que houve erros em seu histórico.

Na grande maioria dos casos, a avaliação antes de ser entregue ao INSS passa por uma fiscalização de advogados especialistas na área para evitar problemas com o órgão.

Quando posso pedir revisão do INSS

O pedido pode ser feito a qualquer momento, desde que seja identificadas inconsistências nos valores dos benefícios. Com a reforma da previdência, por exemplo, muitos brasileiros tiveram os salários variados diante das regras de transição e tempo de contribuição. Porém, esses cortes devem ser revisados para garantir que estão legalmente corretos.

De modo geral, recomenda-se que primeiro haja uma análise na carta de concessão e na memória de cálculos dos benefícios. Esses procedimentos, se feitos por um advogado com foco na previdência, poderão garantir melhor o sucesso do processo.

Onde solicitar a revisão do benefício?

Validado o interesse de pedir a revisão, o cidadão pode fazer de formas distintas. A primeira é através do aplicativo do Meu INSS, selecionando a função de revisão em sua área individual. O login é feito através do número do RG ou CPF e nome completo.

Outra forma é ir presencialmente até uma agencia do INSS apresentando também um documento de identificação pessoal. Nesse caso, é preciso ainda fazer um agendamento prévio no Meu INSS para garantir a conversa com um analista do instituto.

Outra possibilidade é recorrer diretamente a justiça, abrindo um processo de revisão contra o INSS para que o tribunal avalie a situação do pagamento a ser concedido. Nesse caso ele deve ficar atento, pois se houver erros na sua análise prévia pode significar futuros entraves com a própria previdência.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.