ESTAS dicas vão te ajudar a conseguir uma vaga de emprego ainda em 2021

Psicóloga dá dicas para você conseguir uma vaga de emprego em 2021. O ano deve ser movimentado em contratações em diversas áreas. Confira agora o que pode te ajudar a sair na frente nas entrevistas.

ESTAS dicas vão te ajudar a conseguir uma vaga de emprego ainda em 2021
ESTAS dicas vão te ajudar a conseguir uma vaga de emprego ainda em 2021 (Imagem/Reprodução: Google)

Ingrid de Borja é psicóloga especialista em gestão de pessoas e analista de perfil comportamental e dá dicas de como se destacar na busca por uma nova colocação profissional.

Mantenha o foco na hora de se candidatar a uma vaga de emprego

“O que ajuda é se autoconhecer, saber em que é bom e no que precisa melhorar, e buscar vagas em que seu perfil realmente se encaixa. Um currículo bem desenvolvido também é fundamental para chamar a atenção dos recrutadores”, afirma a psicóloga.

Ou seja, procure se conhecer, saber em quais áreas se sai melhor, qual o seu perfil de vaga “ideal”. Não vale a pena sair atirando para todos os lados e se candidatar a todas as vagas que aparecerem.

Currículo, primeiro contato para conseguir uma vaga de emprego

Esse é o primeiro contato dos recrutadores com o candidato à vaga de emprego. Então, é necessário colocar o endereço (algumas empresas buscam candidatos que morem nas redondezas de suas sedes).

Se possui CNH, se tem filhos, estado civil, formação acadêmica e experiência profissional, da mais recente a mais antiga.

Não é necessário colocar foto, a menos que tenha sido exigido no anuncio da vaga, nem número de documentos.

Dicas para se sair bem na entrevista

Conhecer a empresa que oferece a vaga é algo muito importante e um diferencial. Pois demonstra interesse e dedicação por parte do candidato.

Sim, a imagem pessoal conta, vestir-se de forma adequada ao cargo pretendido é muito importante.

Assim como é importante lembrar que esse não é um momento de lazer, então, decotes, maquiagem e perfumes exagerados são um erro.

A pontualidade também é fundamental para quem busca uma vaga de emprego, tente chegar um pouco antes do horário previsto.

Fique de olho no mercado

Observar os setores que estão contratando pode ajudar a encontrar uma colocação profissional.

Por conta da pandemia, por exemplo, vimos aumentar a contratação na área de tecnologia e delivery.

Entender o que o mercado precisa e analisar suas competências pode te levar a buscar um curso. O que é um diferencial, e se preparar melhor.

Continue bem informado, acompanhe a seção Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.