Cursinho solidário encerra inscrições no próximo domingo (14); 400 vagas abertas

Estudantes de Curitiba, no Paraná, já podem se inscrever para o cursinho solidário. As aulas devem começar em 15 de março de modo hibrido, com revezamento dos estudantes e as inscrições são virtuais.

Cursinho solidário encerra inscrições no próximo domingo (14); 400 vagas abertas
Cursinho solidário encerra inscrições no próximo domingo (14); 400 vagas abertas (Imagem/Reprodução: Google)

Vão até o próximo domingo, 14, as inscrições para o Cursinho Solidário de Curitiba. O curso, que já existe há 15 anos, é de responsabilidade da ONG Formação Solidária. E tem a parceria do Sistema Positivo de Ensino e do Curso Positivo.

O idealizador do curso, Elias Bonfim, demonstrou sua preocupação quando à continuidade da formação dos jovens brasileiros quando criou o projeto. Agora, se preocupa com a possibilidade de não haver formação de turmas devido a baixa procura por matriculas causada pela COVID-19.

“Sem alunos, deixamos de ser necessários, só existimos há tanto tempo porque muitos estudantes contam com nosso apoio. Nosso desejo é diminuir os obstáculos, mesmo no período de pandemia”, afirmou Bomfim.

Seleção para o cursinho solidário

Os estudantes interessados em participar do curso devem atender a dois requisitos apenas.

Ser estudante egresso do ensino médio público ou bolsista integral na rede particular. E ter renda familiar de até um salário e meio por pessoa.

Esses estudantes terão que participar da seleção, composta de duas fases, ambas online. Na primeira fase, em 18 de fevereiro, eles terão que produzir uma redação.

Quem for aprovado nela passará para a segunda fase, que é a análise socioeconômica¸ feita através de um questionário aplicado aos candidatos, análise dos documentos e entrevista.

Quem for aprovado nessa fase deve iniciar o curso em 15 de março. As aulas presenciais, que devem acontecer em esquema de rodizio, para evitar aglomerações.

E acontecem no Curso Positivo no Batel, situado na Av. Sete de Setembro, 4228, no bairro do Batel.

Inscrições no cursinho solidário

As inscrições acontecem virtualmente, basta que o candidato acesse o Portal do Curso.

A taxa de inscrição é de R$ 65. Nessa década e meia de atuação, o Cursinho Solidário já aprovou mais de 1,3 mil estudantes em diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil e espera aumentar esse número em 2021.

Continue bem informado, acompanhe a seção Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.