Novas parcelas do auxílio emergencial ganham mais força; saiba quando governo vai aprovar

Bolsonaro volta atrás e pode manter o auxílio emergencial para milhares de brasileiros. Nessa segunda-feira (08), lideres do governo federal retomaram os debates sobre o possível retorno do coronavoucher. Segundo Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, a proposta está sendo negociada com os ministros e deverá ser publicada em breve.

Novas parcelas do auxílio emergencial ganham mais força; saiba quando governo vai aprovar (Imagem: Isac Nóbrega/PR)
Novas parcelas do auxílio emergencial ganham mais força; saiba quando governo vai aprovar (Imagem: Isac Nóbrega/PR)

A decisão de renovar ou não o auxílio emergencial tem sido uma das principais pautas do governo federal. Inicialmente, o presidente Jair Bolsonaro teria descartado a proposta, porém voltou a renegociar tendo em vista os interesses políticos ligados há manutenção do projeto.

“Estamos negociando com [os ministros] Onyx Lorenzoni [Cidadania], Paulo Guedes [Economia], Rogério Marinho [Desenvolvimento Regional], entre outros, a questão de um auxílio ao nosso povo, que está ainda em uma situação bastante complicada”, afirmou Bolsonaro em cerimônia no Palácio do Planalto.

“Sabemos que estamos, Paulo Guedes, no limite do nosso endividamento. Devemos nos preocupar com isso. Temos um cuidado muito grande com o mercado, com os investidores e com os contratos, que devem ser respeitados. Nós não podemos quebrar nada disso. Caso contrário, não teremos como garantir que realmente o Brasil será diferente lá na frente”, defendeu o chefe de estado.

Expectativa positiva no Senado

De acordo com Pacheco, a pauta está sendo analisada de forma positiva e deverá entrar em vigor a partir do momento em que os ministros chegarem ao consenso sobre os desdobramentos econômicos da decisão.

“[Há uma] compreensão do Ministério da Economia de que é preciso atender esse reclame do Congresso Nacional, essa necessidade de assistir as pessoas com algum formato de assistência social análogo ao auxílio emergencial ou incremento de algum programa social existente, como o Bolsa Família”, disse o presidente do Senado.

Sobre a renovação do auxílio emergencial

Há uma expectativa de que ao menos metade dos contemplados pelo projeto em 2020 sejam desclassificados, para que a folha orçamentária seja reduzida. No que diz respeito as regras de inclusão, ainda deverão ser anunciadas.

“É preciso evidentemente compatibilizar uma forma de ajuda e auxílio com a responsabilidade fiscal, com o equilíbrio das contas públicas. E eu estou com muita expectativa, positiva mesmo de que a gente tenha uma solução disso nesta semana”, afirmou Pacheco.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.