Volta às aulas 2021: Confira COMO funcionará retorno em 15 estados

Pontos-chave
  • 15 estados brasileiros devem ter a volta às aulas presenciais em fevereiro;
  • Desde novembro diversos estados abriram o período de matricula escolar;
  • Apenas a Bahia ainda não informou sobre o retorno;
  • O ensino híbrido é um intermediário entre a educação à distância e presencial.

15 estados brasileiros devem ter a volta às aulas 2021 em fevereiro. Apenas Goiás já havia retomado as atividades educacionais em janeiro. Veja agora como será esse retorno.

Volta às aulas 2021: Confira COMO funcionará retorno em 15 estados
Volta às aulas 2021: Confira COMO funcionará retorno em 15 estados (Imagem/Reprodução: Google)

Desde novembro diversos estados abriram o período de matricula escolar, agora a temporada de volta às aulas 2021 foi iniciada com Goiás. E outros estados brasileiros devem seguir o mesmo caminho nas próximas semanas.

São eles:

  • Amazonas
  • Ceará
  • Espírito Santo
  • Maranhão
  • Mato Grosso
  • Pará
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Piauí
  • Rio Grande do Norte
  • Rondônia
  • Roraima
  • Santa Catarina
  • São Paulo
  • Tocantins

Apenas a Bahia ainda não informou sobre o retorno. Os outros nove estados, incluindo o Distrito Federal, devem iniciar o ano letivo a partir de março. Entenda agora como deve ser esse retorno por estado.

Volta às aulas 2021 no Amazonas

No primeiro momento as aulas devem ser retomadas de modo remoto para as três redes de ensino.

A rede particular já voltou desde 1º de fevereiro, a municipal e estadual devem retornar em 18 do mesmo mês. O estado optou, por conta da pandemia, em ofertar a transmissão das aulas pela televisão.

Volta às aulas 2021 no Ceará

No Ceará, há uma portaria que autoriza o ensino remoto até dezembro de 2021. No estado, a rede particular já estava autorizada a retornar suas atividades (na modalidade remota ou hibrida, dependendo da série) desde setembro de 2020.

A rede municipal de Fortaleza já retornou remotamente em 28 de janeiro e a rede estadual deve retomar as atividades hoje, 8 de fevereiro.

Volta às aulas 2021 no Espírito Santo

No estado a modalidade autorizada é o ensino hibrido. A rede privada de ensino retornou suas atividades no último dia 1º de fevereiro; a rede estadual retornou na última quinta-feira, 4 e a municipal de Vitória deve retornar em 22 do mesmo mês.

Volta às aulas 2021: Confira COMO funcionará retorno em 15 estados (Imagem/Reprodução: Google)
Volta às aulas 2021: Confira COMO funcionará retorno em 15 estados (Imagem/Reprodução: Google)

Volta às aulas 2021 no Maranhão

Estão autorizados o ensino remoto ou híbrido no Maranhão. A rede particular retomou suas atividades de forma hibrida em primeiro de fevereiro.

No Maranhão acontece algo diferente dos outros estados, a rede estadual tem a volta marcada para 8, hoje, e 22 de fevereiro, mas os municípios podem optar por outra data. A rede municipal de São Luiz deve voltar apenas em março.

Volta às aulas 2021 no Mato Grosso

As três redes de ensino do MT devem retornar com o ensino remoto. As escolas particulares voltam apenas em março. Enquanto que a rede estadual e municipal retoma as atividades hoje, 8 de fevereiro.

Volta às aulas 2021 no Pará

No Pará a única rede de ensino com retorno definido é a rede estadual, que já retornou suas atividades remotamente em 3 de fevereiro.

Volta às aulas 2021 no Paraná

No dia 18 de fevereiro as redes estadual e municipal retomam suas atividades. A rede privada já estava autorizada para retornar desde 17 de dezembro de 2020. No estado está autorizado o ensino hibrido.

Volta às aulas 2021 no Pernambuco

Duas redes de ensino já retornaram suas atividades, as estolas particulares retornaram em 1º de fevereiro e as estaduais dia 4. Já as escolas municipais de Recife devem voltar apenas em março.

Volta às aulas 2021 no Piauí

A rede particular do estado retomou suas atividades de forma hibrida em 18 de janeiro. Enquanto que em primeiro de fevereiro a rede estadual deve retornar e a municipal de Teresina retoma suas atividades em 22 desse mês; ambas com o ensino remoto.

Volta às aulas 2021 no Rio Grande do Norte

A rede particular iniciou suas atividades em setembro. Com o ensino remoto aprovado, a rede estadual retornou em 1º de fevereiro e a municipal de Natal retorna em 18 do mesmo mês.

Volta às aulas 2021 em Rondônia

Para as escolas particulares do estado o ensino hibrido foi liberado e o retorno já é possível. Já a rede municipal de Porto Velho e a estadual, que terão o ensino remoto, a volta está marcada para 22 de fevereiro.

Volta às aulas 2021 em Roraima

Em Roraima apenas a rede estadual de ensino já tem a definição do retorno para o próximo dia 10 de fevereiro de forma remota.

Volta às aulas 2021 no Santa Catarina

As escolas particulares do estado retornaram com o ensino híbrido no último dia 1º. As escolas municipais de Florianópolis retornam em 10 de fevereiro, com o ensino remoto. E as estaduais com o ensino híbrido em 18 do mesmo mês.

Volta às aulas 2021 no São Paulo

No estado a escolha para 2021 é o ensino híbrido, que já retornou em 1º de fevereiro para a rede privada. Retoma hoje, 8, para a rede estadual e no próximo dia 15 para a rede municipal da capital.

Volta às aulas 2021 no Tocantins

Em Tocantins todas as escolas têm autorização para o retorno pelo ensino híbrido. A rede particular já retornou em 2 de fevereiro, a estadual retorna hoje, 8. E a municipal de Palmas apenas em 1º de março.

Continue bem informado, acompanhe a seção Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.