IPVA 2021 Pernambuco inicia calendário de cobranças nessa semana

Nesta semana, começam os pagamentos do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2021 no Pernambuco. Os donos de veículos com placa final de 1 a 4, pagam até esta sexta, 12.

IPVA 2021 Pernambuco inicia calendário de cobranças nessa semana
IPVA 2021 Pernambuco inicia calendário de cobranças nessa semana (Imagem FDR)

O contribuinte que possui algum veículo com término da placa 1 e 2 tem até amanhã (9) para pagar. Já donos de veículos com placa final 3 e 4 podem pagar até esta sexta.

O IPVA pode ser pago à vista com desconto de 7% ou parcelado. A cota única deve ser paga até o dia que venceria a primeira parcela do tributo para o seu veículo. Se você possui um veículo com placa final 2, por exemplo, deve pagar a cota única até amanhã, 9.

IPVA 2021

Neste ano, o tributo teve uma redução de 3,50% em média quando comparado com o valor cobrado em 2020. O percentual é calculado com base na variação de preços de mercado determinado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), entre set/out de 2019 e set/out de 2020 e na composição da frota de veículos tributáveis de Pernambuco em setembro de 2020.

Para os automóveis, a queda no preço foi de 5,27%, enquanto que os ônibus/micro-ônibus tiveram uma depreciação de 2,48 %.

Caso você não tenha recebido seu carnê de pagamento pelos correios, é necessário entrar no site do Detran-PE e imprimir as guias.

Calendário IPVA 2021

Calendário de pagamento do IPVA 2021
Imagem: SEFAZ

IPVA pode ser pago em até 12 vezes

Normalmente, os tributos como o IPVA, licenciamento, multas e demais taxas relacionadas aos veículos podem ser efetuadas em cerca de três parcelas.

Mas se você precisa de mais tempo para pagar, utilizar os serviços oferecidos por estas fintechs pode ser interessante.

Entre elas está o Mais Boletos, serviço ofertado pela fintech pernambucana Flexpag, uma das sete empresas que possuem convênio com o Detran PE.

Utilizando o serviço, o contribuinte pode utilizar dois cartões de crédito, de qualquer bandeira, para pagar imediatamente os seus débitos com o Detran e com a secretaria da Fazenda.

Os débitos podem ser parcelados em até 12 parcelas. Esta é uma forma de conseguir um respiro nas finanças deste início de ano.

Rapidez no serviço

A Flexpag utiliza o número da placa do veículo e o CPF do dono para pesquisar os débitos em aberto. Os dados chegam ao sistema que gera automaticamente uma nova guia de pagamento para ser paga com qualquer cartão de crédito.

“Quem vai pagar o IPVA 2021 em conta única, consegue, inclusive aproveitar o desconto oferecido pelo órgão de trânsito. Para o Detran, é uma forma de reduzir a inadimplência que chega a 30% ao ano”, explica o gerente Comercial e de Marketing da Flexpag, Aloísio Neto.

A fintech cobra uma taxa pelo serviço equivalente a um percentual do valor total do débito e vem embutido nas parcelas mensais. Esta taxa depende também da quantidade de parcelas. Quanto mais prestações, menos será pago de taxa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.