Desconto de 10% no IPTU 2021 Recife está garantido para ESTE grupo

Os moradores do Recife tem até esta quarta, 10, para pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2021. A prefeitura já realizou o envio de 357.240 carnês de pagamento e os contribuintes que não possuem débitos anteriores recebem 10% de desconto ao pagar à vista.

IPTU 2021 garante desconto de até 10% para moradores do Recife
IPTU 2021 garante desconto de até 10% para moradores do Recife (Imagem FDR)

Também é possível quitar o IPTU parcelando em até 10 vezes, com um desconto de 5% até a data de vencimento.

Os contribuintes também podem conferir o extrato do IPTU no site da Prefeitura do Recife, clicando no banner IPTU 2021 Emissão de Guia. E no Portal de Finanças ou no aplicativo Conecta Recife. É necessário inserir o número sequencial do imóvel.

Imóveis comtemplados com desconto

No ano passado, 12.508 imóveis foram beneficiados com desconto no IPTU 2021, totalizando R$3.385.564,99 em créditos oriunda da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e). Este é um desconto garantido por lei e é concedido através do acúmulo de notas fiscais.

Entre os estabelecimentos que emitem a NFS-e estão: Academias de ginástica, escolas particulares, faculdades, cursos preparatórios para concursos e vestibulares, cursos de idiomas, lavanderias, barbearias, salões de beleza, clinicas de estética, hotéis, pousadas, oficinas mecânicas, oficinas de eletrodomésticos e computadores, clinicas, laboratórios, e mais.

É dado ao contribuinte um prazo para que ele indique um imóvel próprio ou de terceiros (com a condição de não possuir débitos em aberto) para receber o desconto. As notas emitidas até 31 de outubro de 2020 puderam ser usadas para solicitar desconto no IPTU deste ano.

Maíra Fischer, secretaria de Finanças do Recife, diz que o IPTU é um dos mais importantes impostos dentro da administração municipal.

Segundo a lei 16.607, de 06 de dezembro de 2020, o tributo deste ano no Recife foi corrigido pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), considerando o período de novembro de 2019 a outubro de 2020, cujo percentual foi de 3,92%. Em 2021, é esperada uma arrecadação de R$500 milhões com o tributo.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.