Aposentados, pensionistas e inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem receber um abono extra no valor de R$ 2 mil. Isso, se a proposta do projeto criado por Jefferson Brandão Leone for aprovada.
A medida, registrada em julho do ano passado, foi recebida pelo senador Paulo Paim (PT-RS). Atualmente, o projeto encontra-se em análise.
A proposta é justificada no período de calamidade pública que o Brasil enfrentava por causa da pandemia do novo coronavírus. Para ser aceita, o país deve entrar em calamidade novamente.
A aprovação do projeto sugere uma liberação de R$ 2 mil para cada segurado que receber até três salários mínimos por mês.
Aplicativo Meu INSS
Segurados do INSS que querem ter acesso a todos os benefícios que têm direito e suas respectivas movimentações devem baixar o aplicativo Meu INSS, gratuito nos sistemas operacionais Android e iOs dos aparelhos eletrônicos.
A plataforma em questão dá acesso a dezenas de serviços na palma da mão e sem sair de casa – ferramenta importante em tempos de pandemia.
Entre os serviços oferecidos estão:
- Agendamentos
- Solicitações
- Agendamento de perícia
- Emissão de guia de pagamento
- Comunicação de acidente de trabalho
- Calendário de pagamentos
- Acesso ao mapeamento da agência do INSS mais próxima da sua casa
- Verificação da autenticidade de documentos
- Aposentadoria Urbana
- Salário Maternidade
- Simulação de tempo de contribuição
- Agendamentos e requerimentos
- Histórico de crédito de benefício
- Carta de concessão
- Resultado de perícia médica
- Consulta Declaração – Consta/Nada Consta
- Consultar Revisão de Benefício
- DRSCI – Declaração para o Contribuinte Individual
O login no aplicativo Meu INSS só é autorizado com o fornecimento do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha.
Vale ressaltar que a senha não deve, sob hipótese alguma, ser compartilhada com terceiros ou desconhecidos para evitar a possibilidade de fraudes. O login e a senha são pessoais e intrasferíveis.
Para evitar bloqueios de benefícios, é importante também sempre manter os dados cadastrais atualizados no INSS. No caso de mudança de endereço residencial, por exemplo, o órgão deve ser comunicado de forma imediata.