Cuidado! Saque do FGTS está mais vulnerável aos golpes

Depois do vazamento de mais de 223 milhões de números de CPF, os golpistas estão ainda mais munidos para melhorar os seus golpes. Incluindo, o saque indevido do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Esse golpe vem sendo dado por meio de um aplicativo falso, em promoções e mensagens de celular. Até mesmo por meio do aplicativo da Caixa os bandidos estão conseguindo extorquir os clientes.

Com o CPF e nome dos trabalhadores, os golpistas fazem cadastro no aplicativo Caixa Tem, informando um e-mail falso, já que não são solicitadas informações de identificação de identidade.

Para se prevenir, a precaução é que o trabalhador cadastre sua conta no aplicativo do FGTS o quanto antes e confira o saldo. O que impossibilita um novo cadastro bancário de impostores.

Por meio de nota,a Caixa disse que  “diversos mecanismos têm sido constantemente implementados e aprimorados pelo banco” e que assim que identificada uma situação suspeita, aciona imediatamente às autoridades. 

“O banco esclarece, ainda, que informações sobre eventos criminosos em suas unidades são repassadas exclusivamente às autoridades policiais, e ratifica que coopera integralmente com as investigações dos órgãos competentes”, escreveu. 

Como não cair em golpe?

  • Não forneça senhas ou outros dados de acesso em outros sites ou aplicativos
  • O cliente deve estar sempre atento a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber
  • Desconfiar de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”
  • Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário
  • Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados
  • A Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual
  • A Caixa não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar. 

O que é o FGTS?

O FGTS é um fundo criado pelo governo federal para formar uma reserva de dinheiro para o trabalhador.

O dinheiro é depositado todo mês pela empresa e equivale a 8% do salário. Não há desconto para o trabalhador.

Quem pode receber o FGTS?

Recebem o FGTS aqueles que são demitidos sem justa causa,por meio de conta ativa, do emprego atual ou inativa, de empregos anteriores.

Como solicitar o FGTS?

O trabalhador não precisa fazer nenhuma solicitação,o dinheiro é depositado na conta do trabalhador pelo governo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!